Cotidiano

Boa-vistenses terão 15 feriados em dias úteis ao longo de 2015

Enquanto muitos trabalhadores veem nos feriados uma data para descanso a mais, os empresários pensam de outra forma

Para os boa-vistenses o ano de 2015 terá mais 15 feriados em dias úteis, além do dia 1º de janeiro, que já passou, com chances de serem prolongados devido à proximidade das datas com o final de semana. Há ainda feriado, como o de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, que cairá em um domingo. Para os trabalhadores o ano será de descanso nestas datas.
Mas, para os empresários, pode significar queda no faturamento, já que nem todos os estabelecimentos abrem as portas nesses dias, ou gastos a mais com pagamento de horas extras em dobro ou ainda negociação de folga para compensar o dia trabalhado, no caso das empresas que decidirem trabalhar nestas datas. A empresária Sara Lana destacou que há feriados em que os estabelecimentos comerciais abrem normalmente. “Em algumas datas o comércio abre normalmente, pois o movimento não é prejudicado. Geralmente quem se beneficia dos feriadões são os servidores públicos, pois o setor privado não adere a todos”, disse.
Sara destacou que uma parte dos estabelecimentos comerciais funciona normalmente em feriados como o de Nossa Senhora de Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro, mesma data em que é comemorado o Dia das Crianças. “As lojas de brinquedos faturam mais nesta época do ano, então não há motivos para fechar as portas”, explicou.
A empresária frisou que não vale a pena abrir os estabelecimentos comerciais em feriados como o Carnaval. “A cidade fica vazia, pois a maioria das pessoas vai para sítios e fazendas no interior do Estado. Se um comerciante abrir nesta data, é prejuízo na certa, pois os funcionários devem trabalhar em esquema de hora extra e, em feriados, elas valem o dobro”, afirmou.
Geralmente, os estabelecimentos que prestam serviços essenciais como os supermercados, farmácias e postos de gasolina funcionam normalmente. “Nestes casos, o empresário negocia a melhor maneira de pagar pelos serviços prestados nos feriados, dentro da lei, pois estes estabelecimentos não podem fechar”, disse Sara Lana.
Para o funcionário público Carlos Almeida, os feriados prolongados de 2015 serão uma oportunidade para relaxar na companhia da família. “No ano passado, os feriados caíram praticamente todos em fins de semana. Este ano teremos a oportunidade de aproveitá-los e nada melhor do que ao lado da família em pequenas viagens”, disse. (I.S)
Confira a lista de feriados em 2015:
Janeiro   – 01 – Confraternização Mundial – Quinta-feira. – 20 de janeiro – Dia de São Sebastião (municipal). Será uma terça-feira.
Fevereiro – 17 de fevereiro – Carnaval. Será uma terça-feira. A data, contudo, não é feriado nacional. As empresas que decidem se os funcionários terão folga.
Abril – 3 de abril – Sexta-Feira da Paixão de Cristo. – 21 de abril – Dia de Tiradentes. Será uma terça-feira.
Maio – 1º de Maio – Dia do trabalho. Será uma sexta-feira.
Junho – 4 de junho – Corpus Christi. Será uma quinta-feira. – 29 de junho – Dia de São Pedro (municipal). Será uma segunda-feira.
Julho – 9 de julho – Aniversário de Boa Vista (municipal). Será uma quinta-feira.
Setembro – 7 de setembro –  Dia da Independência do Brasil. Será uma segunda-feira.
Outubro – 05 de outubro – Aniversário de Roraima (estadual). Será uma segunda-feira. – 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Será uma segunda-feira. – 15 de outubro – Feriado dos comerciários (municipal). Será uma quinta-feira.
Novembro – 02 de novembro –  Dia de Finados. Será uma segunda-feira. – 15 de novembro –  Dia da Proclamação da República. Será um domingo.
Dezembro – 08 de dezembro – Nossa Senhora do Carmo (municipal) – 25 de dezembro – Natal. Será uma sexta-feira.