Durante as festas de fim de ano, a Chef Denise Rohnelt Araujo criou uma receita inédita e inusitada: Bolo de tucupi negro. A ideia surgiu quando ela procurava por uma sobremesa para servir nas festas de fim de ano.
“Resolvi fazer um bolo com ingredientes roraimenses, amazônicos e usei o tucupi negro mais doce que tinha; os produtos da Castanha do Pará: o óleo de castanha do Acre, a farinha de castanha e as castanhas do Pará; o cumaru que é conhecida como baunilha da Amazônia ou Fava Tonka; a mangarataia cristalizada (o nosso gengibre)” explicou.
Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Ela de fato, é apaixonado pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima. A chef já foi citada em um livro intitulado “La cocina Del futuro’pelo escritor e pesquisador Pere Castells, lançado em Barcelona, Espanha e representou Roraima no júri do programa Masterchef do canal Bandeirantes.
“É um bolo fácil de fazer, gostoso e bem amazônico. Quem provou gostou muito do sabor e não acreditou que tinha tucupi negro. Se forem fazer, provem o tucupi negro e escolham o mais adocicado” disse.
Confira:
Bolo de tucupi negro com castanha do Pará e Cumaru
INGREDIENTES:
165g de farinha de castanha do Pará
04 ovos
80 ml de óleo de castanha do Pará
250 ml de leite vegetal de castanha
300g de açúcar mascavo
330g de farinha de trigo
10g de fermento em pó
30 ml de tucupi negro
COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU
400g de açúcar de confeiteiro peneirado
50 ml de leite de castanha
Cumaru o quanto baste (Q.B.)
MODO DE FAZER:
Misturar os ingredientes secos peneirados: a farinha de trigo, a farinha de castanha e o fermento, reservar.
No liquidificador colocar os ovos, o leite vegetal, o óleo, o açúcar mascavo e o tucupi negro, misturar bem por cinco minutos.
Misturar os ingredientes secos com os liquídos até a massa ficar bem lisa.
Untar com óleo e enfarinhar uma forma de bolo inglês grande de 18X7 com 5cm de altura. Forno pré aquecido 180°C por 40 minutos
COBERTURA DE AÇÚCAR E CUMARU
Misturar o açúcar de confeiteiro peneirado com o leite de castanha do Pará, rale um pouco de cumaru para perfumar a cobertura.
DICA: Em cima da cobertura coloque umas castanhas cortadas e uns pedaços de mangarataia cristalizada para dar um toque à mais.
Leia mais: Letras Saborosas