O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) Josivan Brito, está integrando a força tarefa brasileira que presta auxílio no combate aos incêndios florestais que ocorrem no Chile, desde o início deste ano.
Conforme dito pelo capitão Brito, o seu pelotão foi designado para combater os incêndios florestais na cidade de Longaví, província de Maule. “A região é pré-cordilheira, portanto, com relevo bastante montanhoso. O clima seco e a incidência de ventos erráticos (irregulares ou imprevisível) dificultam os combates”, explicou.
O pelotão é formado por 36 policiais e bombeiros militares, de 17 estados e do Distrito Federal (DF), integrantes da Força Nacional de Segurança. O grupo desembarcou no início de fevereiro e já se encontra há 16 dias apoiando a operação da Força Nacional do Chile.
O bombeiro destacou que a principal forma de contenção dos focos de incêndio é a construção de linhas de contenção do fogo, aceiros, na maioria das vezes sem apoio de maquinário.
“As equipes são lançadas com apoio de helicópteros e com agravamento da situação nos últimos dois dias, estão sendo utilizados aviões de grande porte”, disse.
O período seco no Chile deve durar até o final de março, até lá, os militares brasileiros deverão permanecer à disposição da operação.