Cotidiano

Bombeiros resgatam tamanduá-anão no bairro Aracelis

Segundo os militares, espécie do animal também é conhecida como ‘menor tamanduá do mundo’

O Corpo de Bombeiros de Roraima (CBMRR) foram acionados na manhã de ontem, 07, às 8 horas, na rua Rio Cotingo, no bairro Aracelis, zona Oeste da Capital, Vista para o resgate de um animal silvestre.

Ao chegar ao local, os militares se depararam com um tamanduá-anão, de aproximadamente 30 centímetros, do focinho à ponta da cauda. O animal também é conhecido como tamanduaí e tamanduá-seda (Cyclopes didactylus).

A princípio os militares pensaram que se tratava de um filhote de tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla), mas em razão das dúvidas provocadas pela diferença entre as duas espécies, os militares decidiram pesquisar mais sobre o animal comparando a foto do bichinho com imagens na internet.

Apesar de este ser um dos primeiros registros de captura desta espécie pelos bombeiros de Roraima, a espécie não é rara e também não consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

O sargento Jean Carlos, comandante da equipe que efetuou a captura do animal, se disse surpreso com a ocorrência. “Já capturei diversos tipos de animais silvestres e tamanduás, mas nos meus quase 12 anos de serviço no Corpo de Bombeiros, nunca tinha me deparado com essa espécie em Boa Vista”, disse.

O militar reforçou a importância de as pessoas ligarem para o telefone 193 toda vez que encontrarem animais silvestres em suas residências, ou em áreas habitadas. “Pedimos à população que jamais maltrate ou ataque esses animais. Toda vez que um animal deste tipo for localizado, ligue imediatamente para o nosso número 193, que temos equipamentos e pessoas capacitadas para capturá-lo”, explicou.

O animal aparentava estar bem e foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cepta), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), localizado no bairro Cidade Satélite, onde passará por avaliação.

Com informações da Secom