Pouco mais de uma semana após a doação de 500 litros de diesel, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) ainda tem combustível para atender as demandas de urgência e emergência. A doação, feita no dia 10 de novembro, pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª BdaInfSl) do Exército, ocorreu por uma razão: evitar a interrupção dos atendimentos realizados pelas viaturas.
Na semana anterior à doação, a Folha noticiou que o Corpo de Bombeiros havia começado a priorizar atendimentos em razão do desabastecimento das viaturas, a partir de denúncia feita por militares da instituição. Um deles explicou que o motivo da falta de combustível seria o bloqueio do cartão de abastecimento do Governo do Estado, que já dura quase cinco meses. O combustível foi recebido uma semana depois.
O comandante do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, informou que o batalhão ainda está com combustível, mas realizando apenas atendimentos de urgência e emergência. “Só não estamos atendendo demandas que não são emergenciais, como acompanhar corridas de ruas e demais eventos dessa natureza”, explicou. Aos finais de semana, equipes de salva-vidas também estão atuando com barcos e jetski.
Sem previsão para o desbloqueio do cartão de abastecimento, que é de responsabilidade do Governo do Estado, o comandante explicou que um novo processo para o recebimento dos cartões foi aberto com recursos do próprio CBM. “O que não está sendo pago é pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Decidimos então abrir um novo processo, com recursos próprios, para conseguir atender as demandas até o final do ano”, pontuou.
Uma fonte da Folha explicou que os recursos do CBM são provenientes do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Frebom), de um convênio firmado junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No mês de junho deste ano, viaturas e equipamentos chegaram a ser adquiridos por meio dos recursos do Frebom, conforme noticiado pela Folha. A fonte também confirmou que as viaturas estão abastecidas e atendendo ocorrências normalmente.
Bombeiros atuam em praias durante os finais de semana
As praias começam a aparecer novamente e, com elas, o serviço de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). Conforme o comandante, coronel Doriedson Ribeiro, o atendimento está ocorrendo normalmente, principalmente com demandas relacionadas a afogamentos e ataques de piranhas. Nesse domingo, 18, cerca de nove ataques foram registrados. “Por ter mais gente indo às praias, logicamente aumentam as demandas a acidentes, mas nossa equipe está na ativa com embarcações e jetskis. Inclusive, já estamos providenciando placas como indicativo para as pessoas não se prejudicarem”, finalizou. (A.G.G)