O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), criou duas secretarias: a Especial de Comunicação (Secom) e a Extraordinária de Fomento e Desenvolvimento (Sede). A criação das pastas, que passa a valer em 1º de janeiro de 2023, será realizada com recursos próprios do Município, segundo lei publicada no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (1º).
Com isso, Bonfim passará a ter 17 secretarias. À Folha, o prefeito afirmou que as novas pastas irão “dar suporte para administração pública”, disse que só deve revelar os novos secretários em 2023, quando forem nomeados, mas adiantou que terão perfil técnico.
Chagas ressaltou que a Secom trabalhará na divulgação das ações da gestão municipal e explicou que a Sede será uma agência de desenvolvimento municipal para auxiliar os produtores rurais e comerciantes a buscarem linhas de crédito e aumentarem sua produção.
“Criamos a secretaria justamente pra que a gente possa dar esse suporte, para que façam os projetos e que nos entreguem, para que ajudemos esses agricultores e comerciantes”, disse. “O Município de Bonfim é o maior produtor do Estado de Roraima e tem tanto grandes, como médios e pequenos agricultores. O grande, por conta ele se resolve, o médio procura se sair ali, mas o pequeno não tem esse suporte. É esse suporte que nós vamos dar”.
Outras mudanças na lei
Conforme a mesma lei, Bonfim criou 20 cargos de assessor especial com salário inicial de R$ 2,5 mil, mais 20 cargos de assessor de gabinete com salário de R$ 2 mil, e ainda aumentou de oito para 15 o número de cargos de administrador regional com vencimento de R$ 1,8 mil. Além disso, a Prefeitura atualizou para R$ 1,4 mil o salário mínimo dos servidores que recebem o mínimo. Todas as mudanças começam a valer em janeiro.