Cotidiano

Bonfim decreta situação de emergência na região Serra da Lua

O prefeito do município do Bonfim, Joner Chagas, decretou nesta quarta-feira, 19, situação de emergência na região da Serra da Lua, em razão das fortes chuvas que atingem a região, ocasionando cheia nos rios.

De acordo com o decreto, a RR 207, se encontra com trechos inundados, dificultando e impossibilitando a trafegabilidade de veículos, em virtude da destruição da Ponte sobre o Rio Jacamim, levada pela enxurrada das chuvas e Inundação do Igarapé Acuí, com impossibilidade de escoamento da produção que dela necessita, resultando no isolamento da população região.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, mais de 1.500 moradores das comunidades Ponto Cinco, Jacamim, Marupá, Wapum e Água Boa estão isolados.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Romualdo Feitosa, é comum chuvas fortes na região neste período. Porém é a primeira vez que ocorre nessa proporção, deixando comunidades isoladas, estradas intransitáveis e pontes quebradas.

Com a publicação do decreto, que tem validade de 180 dias, ficam dispensados de licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada com base no disposto neste inciso.

AJUDA – Ainda nesta quarta-feira, 19, o prefeito Joner Chagas encaminhou para a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), um ofício solicitando ajuda com transporte e alimentação com a entrega do programa Cesta da Família para as pessoas que foram atingidas pela chuva na região da Serra da Lua.