Cotidiano

Brasil mandará 21 milhões doses contra febre aftosa para Venezuela

Em coletiva realizada no final da tarde desta quinta-feira, 06, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques, afirmou que o Brasil pretende mandar 21 milhões de doses da vacina contra febre aftosa para Venezuela.

Segundo ele, a Venezuela é o único país das américas que ainda não é considerado livre da doença, por não possuir um diagnóstico que comprove essa situação, apontado por tanto que o país pode estar correndo sérios riscos de surto da doença, considerada extremamente contagiosa, com um poder de contaminação que abrange raio de 50 quilômetros para cada portador.

“Não foi fácil livrar o Brasil da febre aftosa. Foi um trabalho de décadas, e que só conseguimos concluir neste ano. Por isso, é importante garantirmos que não haja um novo surto aqui em Roraima. Estivemos reunidos com lideranças da Venezuela em Pacaraima, e o resultado foi bastante positivo”, afirmou.

As ações entraram no ciclo de vacinação que já existem no Brasil, e serão intensificadas especialmente no estado de Bolívar, que faz fronteira com Pacaraima, onde haverá a criação de uma barreira sanitária com técnicos do Brasil para controlarem a distribuição das doses.

Mais informações estarão disponíveis na edição impressa desta sexta-feira, 07.