INTERNACIONAL

Brasileiros foram a nacionalidade mais impedida de entrar em Portugal em 2024 – saiba o motivo

Atualmente, segundo a legislação internacional, os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, em caso de estadia de até 90 dias

Atualmente, segundo a legislação internacional, os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, em caso de estadia de até 90 dias (Foto: Divulgação)
Atualmente, segundo a legislação internacional, os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, em caso de estadia de até 90 dias (Foto: Divulgação)

Os brasileiros foram os estrangeiros mais impedidos de entrar em Portugal no ano passado pelas fronteiras aéreas, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2024. Ao todo foram registradas 1727 recusas de entrada em Portugal em postos de fronteira aérea.

De acordo com o documento, os brasileiros destacam-se com 1470 recusas de entrada (85%), seguido pelos cidadãos oriundos de Angola (274). No ano passado foi ainda recusada a entrada a 108 cidadãos do Reino Unido, 83 da Índia, 72 da Guiné-Bissau, 70 de Timor-Leste e 68 Senegal.

O principal motivo pela negativa é a falta de justificativa para entrar no país, segundo o relatório. O RASI indica que a ausência de motivos que justificassem a entrada (768) e a ausência de visto adequado ou visto caducado (352) constituíram os principais fundamentos da recusa de entrada no país.

O relatório apontou ainda que no ano passado verificou-se nas fronteiras aéreas um aumento do número de voos controlados (+5,5%), em termos de movimento de entradas (+6,1%) e de saídas (+5,9%) em Portugal. Foram controlados 24.613.497 passageiros, correspondendo a uma subida de 7,9%, face a 2023.

Atualmente, segundo a legislação internacional, os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, em caso de estadia de até 90 dias. Basta apenas ter o passaporte válido e a autorização de viagem ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização e Viagens). Quem deseja ficar mais do que 90 dias precisa solicitar um visto de permanência no país, dependendo do tipo de viagem, como trabalho ou estudo.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.