Cotidiano

Brasileiros geram 240 mil toneladas de lixo por dia

O levantamento é do Programa Água Brasil, que lançou uma cartilha sobre o consumo sustentável e a política nacional do tratamento de resíduos sólidos

De acordo com o programa Água Brasil, os mais de 204 milhões brasileiros consomem 50% a mais dos recursos naturais renováveis disponíveis e geram 240.000 toneladas diárias de resíduos. No entanto, nem todos os municípios do país contam com a coleta seletiva e os resíduos ainda são enterrados e desperdiçados em aterros ou lançado em lixões a céu aberto, mesmo que já proibidos por lei.

“Para criar novos padrões de produção, incentivar o consumo sustentável, diminuindo o impacto negativo sobre o meio ambiente, e zelar pela saúde humana, criamos a cartilha ‘Coletas seletivas em movimento’ com o objetivo de promover a educação ambiental junto à população”, explica Cristiano Cegana, coordenador do Programa Água Brasil, desenvolvido pelo Banco do Brasil.

O material traz explicações simples sobre o consumo sustentável, a política nacional de tratamento de resíduos sólidos no Brasil e informações sobre o papel dos catadores no processo de coleta seletiva.

Segundo a coordenadora, a cartilha é um instrumento para aprendizado e reflexão das práticas sustentáveis e pode ser utilizada como material didático voltado aos educadores, agentes de saúde, agentes comunitários, assistentes sociais, lideranças comunitárias, catadores de materiais recicláveis e empresas no geral. No material são estimuladas transformações nos padrões, produção, consumo e coleta.

O assunto de consumo responsável tem ganhado maior visibilidade dos consumidores através de iniciativas como o Programa Água Brasil, fruto da parceria entre Banco do Brasil, WWF-Brasil, Fundação Banco do Brasil e Agência Nacional de Águas, criado para incentivar a preservação da água e dos rios.

ÁGUA BRASIL
O programa Água Brasil dissemina práticas sustentáveis nas cinco regiões do País, com projetos em sete bacias hidrográficas e cinco cidades. Estruturado em quatro eixos de atuação – projetos socioambientais, comunicação e engajamento, mitigação de riscos e novos negócios -, o Programa tem por principal objetivo contribuir para a conservação dos recursos hídricos, garantindo a segurança hídrica e alimentar da população.

Fonte: FSB Comunicação