Cotidiano

Brasileiros resgatados pelo avião da FAB chegam à Brasília

Situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já chega a 1,5 milhão 

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar os brasileiros que estavam na Ucrânia chegou em Brasília na quinta-feira (10). A situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já passa de 1,5 milhão. 

O KC-390 Millennium partiu de Kiev com 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram oito cães e dois gatos. 

O brasileiro resgatado Rony de Moura, de 35 anos, conversou com a FolhaBV e contou um pouco da sua história e do sentimento vivenciado na volta para o Brasil. “Aos 26 anos decidi cursar medicina na Rússia, mas após três anos me transferi para Kiev, na Ucrânia. Eu já estava na fase final, faltando apenas uma prova do Estado para obter meu diploma. Além de paixão, também é o meio que eu pretendo viver e é frustrante sair com isso incompleto e chegar aqui com incertezas sobre o futuro, tanto o meu quanto o do país”, relatou.


Rony de Moura (direita), ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França (Foto: Arquivo pessoal)

A Embaixada da Ucrânia no Brasil, com o apoio da equipe em Polônia, coordenou a viagem dos servidores e garantiu o retorno seguro para a chegada no país. “O perigo maior estava dentro de Kiev, a saída foi dramática e muito cansativa, mas a volta foi tranquila e com o total apoio da Embaixada”, finalizou. 

Na viagem de ida, o avião transportou 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos, como ajuda humanitária à Ucrânia.