Cotidiano

Buracos na BR-174 representam riscos

Dnit não renova convênio de manutenção com o Governo do Estado e diz que só tapará os buracos daqui a dois meses

Motoristas correm risco em alguns trechos da BR-174, na região Centro-Sul de Roraima. Os buracos na rodovia rendem prejuízos e provocam acidentes, alguns são fatais. No quilômetro 18 do Município de Caracaraí, por exemplo, parte do asfalto afundou e o buraco obriga os condutores a dirigirem na contramão. 

 A cratera ocupa todo um lado da rodovia. O risco de acidente aumenta porque o buraco fica em uma subida com faixa contínua, o que proíbe a ultrapassagem. Motociclistas correm risco em dobro. Não há sinalização no local alertando para o perigo. “O motorista desvia do buraco e entra na contramão. Quem vem de lá, no sentido de Boa Vista, pode ser surpreendido com um carro na contramão. O risco de acidente é grande. Só vão consertar o buraco quando morrer gente?”, questionou um motorista.

A rodovia já passou por inúmeras reformas. A última ocorreu no trecho sul, onde o serviço foi dividido em quatro lotes. Cada lote teve um convênio de mais de R$ 100 milhões, o que chegou a R$ 500 milhões em investimentos do Governo Federal. A obra abrangeu quase 400 quilômetros e foi concluída em 2013.

Mas próximo a Iracema, município vizinho, ainda na região Centro-Sul do Estado, a falta de conservação da rodovia é visível. Condutores alegam que a rodovia “arrebenta” devido ao fato de carretas passarem pela via com carga, acima do peso permitido, de tora de madeira. No trecho, não há balança nem fiscalização, segundo condutores.

“Já está cheia de buracos. Um abre e, se não for tapado, vai aumentando. O governo tem que fazer a manutenção que é para ver se a rodovia dura pelo menos uns dez anos”, cobrou outro motorista, que não quis se identificar.

Restauração só daqui a dois meses, informa Dnit

Sobre a manutenção da BR-174, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Roraima, Pedro Christ, disse que o convênio entre Dnit e Governo do Estado venceu e que o Departamento não irá renová-lo porque fará um contrato direto. Adiantou que o processo de licitação estava em curso, mas foi adiado para a semana que vem. “O processo será finalizado em não menos de dois meses”, avisou.  

Pedro informou ainda que, como medida paliativa, até o trabalho de restauração começar, daqui a dois meses, o Dnit irá providenciar placas para alertar os condutores sobre os buracos na pista. (AJ)