Cotidiano

Cabelos são levados à SC para serem transformados em perucas feitas à mão

40 mechas de cabelo foram doadas por voluntárias e estão em confecção por especialista para produção de perucas

Ao longo do ano, a campanha “Doe Cabelos” arrecadou cabelos para a confecção de perucas, como forma de oferecer apoio à autoestima de pacientes com câncer no estado. Os materiais arrecadados foram entregues ao representante de uma empresa de Santa Catarina especializada na confecção do acessório e as perucas devem ficar prontas em breve.

De acordo com João Leandro Kawka, representante da Perucas Santa Catarina, os acessórios são feitos à mão. “Dentro de uns 15 dias elas serão enviadas a Roraima”, assegurou. Foram entregues 40 mechas de cabelo doadas por voluntárias.

Campanha

O Termo de Cooperação Técnica existe há cinco anos e já beneficiou centenas de pacientes da Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia de Roraima (Unacon).

Além das pacientes oncológicas, a ação social beneficia crianças, adolescentes e mulheres que perderam os cabelos após algum acidente como escalpelamento (quando o escalpo/ couro cabeludo é arrancado de forma brusca).

As perucas são recebidas pelo Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, presidido pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).

“As perucas têm um fechamento perfeito, as perucas devolvem a autoestima das mulheres. Vale a pena ressaltar que são feitas com cabelos naturais e de todos os tipos. Em uma das ações entregamos para uma criança de uma comunidade indígena e o antes e depois dela foi fantástico. Ela voltou a sorrir”, frisa a deputada.  

Para doar 

As mulheres que quiserem doar cabelo podem procurar a sede do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, que fica na rua Coronel Pinto, 524, Centro. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (95) 99112-2130.