Cotidiano

Caderneta da Gestante facilita o acompanhamento do pré-natal

A gravidez é um momento de grandes mudanças para a mulher e, durante esse período, os cuidados com a saúde são essenciais, para que a gestação e o parto sejam tranquilos. Por conta disso, o Ministério da Saúde(MS) em parceria com as secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal elaboraram a Caderneta da Gestante.

Esse material é recebido do Ministério da Saúde pelo Núcleo Estadual de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde(Sesau), que por sua vez faz a distribuição para os postos de saúde de todos os municípios. Quando a gestante procura uma Unidade para fazer o pré-natal, recebe a caderneta, entregue pelo médico ou enfermeiro responsável pelo acompanhamento.

A gerente do Núcleo Estadual de Saúde da Mulher, Maria Cristina Gomes, destacou que preenchimento correto da caderneta, traz benefícios para a saúde da mulher e do bebê. “Além disso, é necessário realizar os exames e tomar as vacinas previstas. O acompanhamento de rotina resultará em mais saúde para a mulher e a criança”, frisou.

Nesse caderno é possível encontrar, além das informações do pré-natal, detalhes sobre os direitos da mulher antes e depois do parto, cartão de consulta e exames, dicas para uma gravidez saudável e sinais de alerta, informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, cuidados com a saúde, no parto e pós-parto, além de orientações sobre amamentação e como tirar a certidão de nascimento.

A edição de 2018 traz algumas novidades, como informações sobre a oferta do DIU (Dispositivo Intrauterino) com cobre, no pós-parto e pós-abortamento, e também sobre a inclusão da vacina dTpa (tríplice bacteriana que protege contra difteria, tétano e coqueluche) em gestantes, e que também previne a coqueluche em recém-nascidos.