Cotidiano

Caer completa 52 anos com o desafio de reduzir prejuízo financeiro

A Caer completa 52 anos de fundação nesta quinta-feira (04), e a diretoria da empresa tenta garantir investimentos no saneamento básico e na qualidade de vida da população roraimense

Criada em 04 de março de 1969, a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer) celebra 52 anos de história nesta quinta-feira (04). Em todos esses anos, a empresa tenta garantir investimentos no saneamento básico e na qualidade de vida da população roraimense. 

Atualmente, a companhia atende 107 mil residências com ligações regulares em Boa Vista e 28.912 no interior do Estado.

A companhia iniciou seu trabalho com a sede localizada na rua Coronel Pinto, no Centro de Boa Vista, onde permaneceu por mais um ano. Na época, o presidente da empresa era Walter Bastos de Melo.

Em 1970, foram implantados na capital 37 km de rede de distribuição em tubulação de fibrocimento (amianto), e somente 30 ligações domiciliares. O sistema de abastecimento era composto pela água bombeada de dois poços tubulares (semiartesianos), e distribuída em caminhões pipas, que abasteciam os camburões e as cisternas das residências.

A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída em 1972. Enquanto isso, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Boa Vista aconteceu em 1975, cuja Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) foi inaugurada em 1994.

Para James Serrador, atual presidente da Companhia, a Caer tem sido motivo de orgulho para sociedade roraimense, pois hoje trata-se de uma empresa consolidada, que garante à população de Boa Vista e de todo o estado o fornecimento de água potável e o tratamento de esgoto.

“Para nós, que estamos à frente da Companhia sabemos da responsabilidade de zelar por essa Empresa que é do estado, e de todos nós. Atualmente, a Companhia pratica a terceira menor tarifa de água do país, e fornece uma água de qualidade, que é um patrimônio desse Estado e deve ser preservada e administrada de maneira eficiente, trabalhando em prol da sociedade. Então, nos sentimos muito gratificados e honrados por estar à frente da Caer, redobrando a responsabilidade de continuar prestando um serviço de excelência à sociedade roraimense”, disse.

Nos últimos anos, a companhia vem passando por reformulação administrativa e operacional para atender melhor a população. A diretoria da empresa tem implantado melhorias em todos os municípios de Roraima, desde a reforma nos escritórios de atendimento, revitalização das estações de tratamento, perfuração de poços artesianos e execução de obras de extensão de rede.

A Caer iniciou seu trabalho com a antiga sede localizada na rua Coronel Pinto, no Centro de Boa Vista (Foto: Arquivo Caer)

Investimentos

A Caer vem buscando universalizar o fornecimento de água tratada para atender 100% da população e para isso, investiu R$ 5 milhões de recursos próprios na perfuração de poços artesianos na capital e no interior do estado.

Em Boa Vista, mais dez poços estão atendendo aos bairros da cidade, que somados ao Centro de Captação do Rio Branco e aos poços que já estavam ativos, totalizam 68 poços em operação.

No interior, dez poços foram perfurados para atender aos municípios de Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Mucajaí, Iracema e Cantá.

Esgoto sanitário

A quarta etapa de esgotamento sanitário foi concluída e em breve começa a ser administrada totalmente pela Caer.

Orçada em R$ 135 milhões, a execução foi possível via convênio com o Ministério das Cidades. A obra vai beneficiar mais de 100 mil moradores de oito bairros da zona oeste e, deixará a capital Boa Vista com cobertura de 90% de esgotamento sanitário.

Meta para 2021 é reduzir perdas

Em 2021, o desafio da companhia é a redução de perdas que trazem impactos negativos para a receita e prejudica os investimentos necessários. Para que isso ocorra medidas de fiscalizações estão sendo adotadas, como fiscalização das ligações irregulares e ligações clandestinas, instalação de hidrômetros, reforço na política de cobrança, com ênfase para os inadimplentes e corte, garantindo a boa prestação do serviço a todos os roraimenses.

Para ocorrer de forma mais efetiva a redução nas perdas, a companhia adquiriu 45 mil hidrômetros que serão instalados em novas ligações de água e utilizados também para substituição de equipamentos defeituosos que não tenham mais conserto ou que foram furtados das residências.

Também foram substituídas as bombas do Centro de Captação, localizado no Bairro São Pedro, para reforçar a produção diária de água potável na capital

Nos 11 CRDs (Centros de Reservação e Distribuição) da Capital, foram instaladas bombas de maior capacidade de vazão para aumentar o bombeamento e levar mais água aos bairros. 

Além disso, a Caer inaugurou o CRD do bairro Cidade Satélite, beneficiando 40 mil pessoas.

A empresa iniciou em janeiro a regularização cadastral de ligações de água dos moradores em Boa Vista, começando pelo bairro Jardim Tropical e o mesmo trabalho começou a ser realizado nos municípios do interior. O objetivo da ação é regularizar junto à rede de distribuição o maior número de residências possível, de forma padronizada. Serão cadastrados todos os imóveis que mantêm ligações irregulares ou que não possuem ligação de água e instalação.

Criada em 1969, a Caer busca universalizar o fornecimento de água tratada (Foto: Arquivo Caer)