Após uma onda de furtos de fios elétricos que vem ocorrendo com frequência nos poços artesianos da Companhia de Águas e Esgotos (Caer), os presidentes das Associações de Moradores dos bairros São Bento e Nova Vida entraram em contato com a Folha BV para cobrar respostas sobre o crime que afeta o abastecimento de ambos os bairros.
No último domingo, 17, mais um furto foi registrado e deixou 70% do abastecimento comprometido. A ação resultou, ainda, na queima do conjunto de motobomba de 20 cavalos-vapor
A associação do São Bento já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) junto a Delegacia de Polícia e até agora nenhum suspeito foi preso. “Nós pedimos que os culpados sejam presos, pois esses furtos prejudica toda a população do bairro. A situação está insustentável”, disse o presidente do bairro São Bento, Elson Gomes.
Em nota, a Caer disse que para tentar inibir as ações e identificar os vândalos, vai colocar refletores e câmeras de segurança nos poços que atendem o bairro São Bento e Nova Vida.
“Todos os poços artesianos da empresa possuem cercado e portão, porém, no quadro de energia não pode ser colocado grade, conforme estabelece a legislação da concessionária de energia”, diz a nota.
A Companhia disse, ainda, que as medidas de segurança vêm sendo adotadas. “Os Centros de Reservação e Distribuição (CRD’s) e as elevatórias de esgotos já possuem câmeras e sensores, mas nem isso tem impedido a atuação dos ladrões, pois os furtos de rádios transmissores, antenas e outros equipamentos continuam ocorrendo em vários pontos da cidade”, ressalta.
“A Companhia tem trabalhado em conjunto com a Polícia Civil visando esclarecer o caso e identificar os responsáveis”, finaliza a Caer.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil sobre o andamento das investigações e aguarda retorno.