Cotidiano

Caer e Corpo de Bombeiros realizam vistoria em hidrantes na Capital

Objetivo é analisar a situação operacional de cada um e diagnosticar a necessidade de manutenção dos equipamentos

No começo desta semana, uma parceria entre a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima (CBMRR) iniciou uma vistoria de hidrantes da Capital. O objetivo é conhecer a situação operacional de cada um e tomar as providencias necessárias para colocá-los no funcionamento devido.

Em Boa Vista, foram localizados 26 hidrantes, que serão avaliados quanto à eficiência e localização. “Alguns estão sem a tampa, com vazamentos ou mesmo obstruídos por construções impossibilitando o uso”, informou a tenente Lucília Sobrinho, responsável pelo levantamento.

Segundo o presidente da Caer, Danque Esbell, o estudo servirá de base para reestruturação dos hidrantes. “Depois do levantamento concluído vamos formalizar processo para revitalização e adequação de todos os hidrantes”, explicou.

O Corpo de Bombeiros é responsável pela sinalização dos aparelhos e pela manutenção preventiva. A partir de segunda-feira, dia 06, as duas instituições iniciam as vistorias e os testes na cidade.

RECOMENDAÇÃO

Na última quinta-feira, 25, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) expediu recomendação para o CBMRR com o objetivo de assegurar a manutenção e aquisição de novos equipamentos para a corporação.

A notificação solicitava a adoção urgente de medidas efetivas visando a manutenção e instalação de hidrantes em Boa Vista; aquisição de cinco carros de combate a incêndio; quatro autotanques e oito veículos de combate a incêndio florestal.

A recomendação foi motivada com base em um inquérito civil público que comprovou que a corporação possuía número insuficiente de hidrantes e caminhões de combate a incêndio, além de não possuir autotanques e carros de combate a incêndio florestal.

Após a recomendação, a Caer e o CBMRR informaram por meio da Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) que a partir do dia 27 de março, iriam realizar “um trabalho de vistoria nos hidrantes da cidade, visando diagnosticar a necessidade de manutenção dos equipamentos”.

Com informações do MPRR

Fonte: Secom