Cotidiano

Caer faz levantamento para instalação de 20 mil hidrômetros

Instalação de hidrômetros é fundamental para alcançar a redução de perdas, que, segundo a Caer, chega a 60% no Estado

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) vai continuar com os trabalhos de instalação de hidrômetros em todo o Estado. Depois de instalar os equipamentos em diversos bairros de Boa Vista, entre eles o Cidade Satélite, Paraviana e Caçari, e já ter iniciado a instalação nos municípios de Alto Alegre, Rorainópolis e Pacaraima, as ações neste início de ano serão voltadas para todos os municípios do interior do Estado.

O investimento inicial é de aproximadamente R$ 300 mil e a Companhia dispõe ainda de 20 mil hidrômetros. Segundo informou a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a Caer fará um levantamento nos municípios do interior para instalar os equipamentos nas localidades conforme a necessidade. A expectativa é que todas as residências de Roraima sejam atendidas a partir deste ano.

O hidrômetro é um equipamento importante no processo de medição do consumo de água e auxilia no controle e combate de perdas, ou seja, ele identifica e registra a quantidade de água utilizada em uma residência. Para o diretor-presidente da Caer, Danque Esbell, a instalação dos equipamentos faz parte do plano de ação criado para prevenir o desperdício de água. “Com o hidrômetro, o usuário passa a controlar mais o seu consumo, a fim de evitar o desperdício. Além disto, fica mais fácil fazer o balanço hídrico, ou seja, identificar a demanda de cada setor”, ressaltou.

Esbell afirmou ainda que a instalação do hidrômetro é fundamental para alcançar a redução de perdas, que, segundo ele, ainda é grande no Estado. “Atualmente, a companhia enfrenta uma perda de 60%, e isso se dá, entre outros motivos, pela falta do hidrômetro. Não é possível pensar em redução de perdas sem o equipamento, que é imprescindível para o controle do consumo pelo usuário”, reforçou o presidente.

CRIME – Apesar de todo o trabalho de conscientização que a Caer realiza, ainda é possível encontrar fraudes em alguns hidrômetros. No entanto, o consumidor deve ficar atento, pois o defeito identificado no equipamento, que for causado pelo cliente, é crime contra a economia popular.

“Se o equipamento for danificado, pode favorecer o desperdício, e isso pode trazer até prejuízo para o abastecimento de água, de forma geral. Outra consequência negativa é o aumento no valor final cobrado pelo consumo de água, que pode não ser o valor real se o equipamento estiver danificado”, disse.

A Caer pretende alcançar, até 2016, a universalização da micromedição nos municípios. “Para isso, nossa expectativa é instalar hidrômetros em todas as residências do Estado, e com isso será possível alcançar a medição justa e o uso consciente da água”, finalizou Esbell. (R.R)

Caer prorroga Campanha de Recuperação de Crédito

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) decidiu prorrogar a campanha de recuperação de crédito por mais 45 dias. A extensão do prazo foi dada devida à grande procura por atendimentos nos últimos dias. Segundo balanço realizado pela Divisão de Atendimento ao Público da empresa, e repassado pela Secom, 1.273 pessoas realizaram o parcelamento de seus débitos junto à Companhia desde o início da campanha, em 22 de outubro de 2015. O valor arrecadado da dívida parcelada até o momento ultrapassa R$ 1,4 milhão.

Com a prorrogação, os consumidores, tanto os da capital quanto os do interior, poderão quitar suas dívidas até o dia 22 de janeiro deste ano. Em Boa Vista os atendimentos ocorrem na agência do bairro São Pedro, localizada na rua Melvin Jones, nº 219, e na loja de atendimento do bairro Pintolândia, situada na rua Waldemar Gomes, nº 1848.

Os usuários do interior devem procurar as agências de suas localidades. Esclarecimentos de dúvidas e outras informações sobre a campanha podem ser obtidos por meio do telefone 0800 280 9520.

“Em razão da grande procura e para atender melhor o cidadão roraimense, prorrogamos essa campanha para dar oportunidade aos que ainda não puderam comparecer. É mais uma chance aos que querem colocar suas contas em dia e também arrecadar mais recursos para a aplicação em obras de saneamento. São obras de extrema importância para as melhorias na qualidade de vida de toda a população”, explicou o diretor-presidente da Caer, Danque Esbell. (R.R)