Cotidiano

Caer lança aplicativo para consumidor acessar sua conta e relatar problemas

Com um celular em mãos, consumidor de água poderá acessar segunda via de sua conta, calcular consumo residencial e relatar vazamento de água

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) lançou ontem o aplicativo para smartphones, Mobile Caer, que permite uma comunicação direta entre o cliente e a empresa. Entre os recursos disponíveis estão o acesso à segunda via da conta e um espaço para relatar problemas como vazamento de água e esgoto. A ferramenta é gratuita e está disponível para  smartphones com sistema operacional Android, mas em breve estará disponível para iPhone.

Segundo o presidente da Caer, Danque Esbell, o Mobile Caer foi criado para atender às necessidades dos clientes. “O aplicativo trabalha de forma integrada aos sistemas da companhia. Ele possibilita a comunicação em tempo real, de forma leve e de fácil utilização”, explicou.

Esbell informou que, para utilizar o aplicativo, o cliente precisa permitir o acesso a recursos do dispositivo, como câmera, GPS e banco de dados local. “Quando se deparar com um esgoto estourado ou com o vazamento, o usuário poderá tirar foto e marcar o local com GPS. Quando a demanda chegar à central de atendimento, será enviada uma equipe para solucionar o problema. O andamento também poderá ser acompanhado na ferramenta”, detalhou.

O aplicativo facilitará o acesso à segunda via da conta. “Nossa ferramenta trabalha em conjunto com o aplicativo do Banco do Brasil. Quando acessar a segunda via da conta, o usuário já poderá efetuar o pagamento sem utilizar nenhum tipo de papel”, frisou Esbell.

Outra funcionalidade que merece destaque é o cálculo prévio de consumo. “O usuário pode verificar a quantidade já consumida no registro na frente de sua residência. Com o número em mãos, ele pode calcular o quanto já utilizou em reais. Desta forma, poderá até controlar o consumo e economizar”, complementou.    

ACESSIBILIDADE – O aplicativo também pode ser utilizado por Portadores de Necessidades Especiais (PNE). A pessoa com deficiência visual conta com funcionalidades que garantem a acessibilidade, pois o aplicativo é compatível com as ferramentas de acessibilidade do smartphone. “Não poderíamos deixar este público de fora, pois hoje em Roraima existem mais de 15 mil deficientes visuais”, disse Esbell.  

O presidente da Caer informou ainda, que o aplicativo será apresentado às companhias de águas e esgotos de outros estados. “Em outubro iremos levar o Mobile Caer para uma conferência no Rio de Janeiro. Outros estados já demonstraram interesse na ferramenta e, em breve, iremos disponibilizá-la no portal do Governo Federal para que as empresas de saneamento possam utilizá-la e, em contrapartida, investir na Caer”, frisou Esbell. (I.S)