Cotidiano

Caer lança conta de água em sistema Braille

O serviço estará disponível nos 15 municípios atendidos pela companhia

Nesta quinta-feira, 3 de setembro de 2015, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) lançou uma versão da conta de água no Sistema Braille. O serviço estará disponível nos 15 municípios atendidos pela companhia, e o lançamento do novo formato visa também comemorar os 14 anos de criação do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (CAP/DV) em Roraima.

A versão da conta em braille já é assegurada na Lei nº 886 de 08 de janeiro de 2013, de autoria do Deputado Estadual Brito Bezerra. A norma rege que os portadores de deficiência visual tem o direito de receber sem custo adicional, suas contas de energia elétrica, água e telefone, impressos no Sistema Braille em todo o Estado de Roraima.

O deputado disse que essa responsabilidade de fornecer as contas em Braille é de todas as companhias. “Caso isso não aconteça, às empresas vão está incorrendo no descumprimento da legislação estadual vigente”, afirmou.

Brito ressaltou que cerca de 15 mil deficientes visuais no estado, serão beneficiados com a nova versão da conta em braille. “Com esse modelo os portadores de problema visual grave poderão fazer a leitura na conta de água e saber realmente quanto estão pagando pelo seu consumo”, pontuou.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (ADVIR), Valdecir Rodrigues de Andrade, informou que essa versão em Braille da conta de água vem sanar parte de uma lacuna existente no estado. “As companhias prestadores dos mais variados serviços, não têm levado em consideração as nossas necessidades para a prestação desse tipo serviço”, alertou.

 “Agora nós vamos aguardar como realmente vai funcionar essa conta no Sistema, porque a maquina que faz a leitura nos hidrômetros não vai imprimir a conta não hora para sair em Braille, então vamos vê como vai funcionar essa leitura, porque a inclusão de pessoas portadoras de necessidades só vai acontecer a partir do momento que os gestores entenderem que ninguém melhor do que nós para apresentar soluções para as nossas limitações”, frisou.

O presidente da Caer, Danque Esbell, informou que a empresa com essa atitude de disponibilizar essa nova versão na conta de água, esta minimizando a grande dificuldade que essas pessoas têm no seu dia a dia. “Agora eles poderão realmente ter uma ideia concreta do seu consumo, porque a grande maioria deles precisa de auxilio para que seja feita essa leitura” ressaltou.

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