Caer reduz percentual de reajuste tarifário após acordo com ALE-RR

Acordo, assinado nesta terça-feira (18), reduz quase pela metade o reajuste que previa 8,23% nas contas de água e esgoto de Roraima

Deputado Renato Silva, presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, e o presidente da Caer, James Serrador. (Foto:  reprodução/SupCom-ALE-RR)
Deputado Renato Silva, presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio, e o presidente da Caer, James Serrador. (Foto: reprodução/SupCom-ALE-RR)

Uma redução no reajuste tarifário da água e esgoto previsto para 2025 foi anunciada nesta terça-feira (18). A ação ocorreu após assinatura de acordo entre a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAER) e a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR).

O reajuste inicialmente proposto pela Caer, de 8,23%, foi ajustado para 4,83%, índice correspondente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2024. O documento foi assinado pelo presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), pelo deputado Renato Silva (Podemos) e pelo presidente da Caer, James Serrador.

De acordo com Serrador, a recomposição tarifária era necessária para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da companhia, que é responsável pelos serviços de água e esgoto em Roraima.

“A Caer é uma sociedade economista, se sustenta única e exclusivamente com seus próprios recursos, a gente precisa fazer investimento, precisa enfrentar essa crise hídrica e nós precisamos ter o equilíbrio necessário econômico para fazer frente, por exemplo, à recomposição dos nossos contratos. Todos eles são reajustados anualmente. Então, se nós não recompormos nossa tarifa, nós não vamos conseguir pagar nossas contas e nem conseguir operar o sistema de água e o sistema de esgoto”, afirmou o presidente da Companhia.

A sugestão de redução do percentual veio do deputado Renato Silva, após a Caer anunciar o reajuste tarifário em janeiro deste ano. Na ocasião, o parlamentar apresentar uma proposta de decreto que suspendesse o reajuste da conta de água.

O texto foi aprovado no legislativo, mas o judiciário derrubou o decreto em uma tutela antecipada à Companhia. A justificativa foi de que a medida da ALE-RR não apresentou fundamentação legal suficiente para sustar o ato administrativo da Caer.

Renato Silva ressaltou que, mesmo com a liminar favorável à Caer, a empresa optou por buscar um entendimento com a Assembleia Legislativa. “Conseguimos entrar em um consenso e reduzir esse aumento da tarifa de água para 2025. Foi importante nos reunirmos para debater respeitosamente, sempre pensando no bem da população e na condição financeira do povo roraimense, que agora terá uma conta de água mais justa”, concluiu.

Para o acordo, a Caer apresentou estudo de equilíbrio financeiro da companhia apontando necessidade de reajuste em 2025. A nova tarifa começa a valer a partir de março.