A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) emitiu nota de esclarecimento informando que já substituiu os equipamentos que estavam afetando o abastecimento na Capital. O relato foi ressaltado após reclamação de moradores de diversos bairros e a notícia que o Ministério Público de Contas de Roraima instaurou Procedimento de Investigação Preliminar (IPI) para apurar a ausência do serviço.
Na nota, a Caer informou que já na terça-feira, 22, realizou substituição de emergência da bomba de 300CV, após detecção de problemas mecânicos no Sistema de Captação de água bruta, localizado no bairro São Pedro. Segundo a Companhia, o equipamento é que estava afetando o abastecimento da capital desde o domingo, 20.
“O serviço foi concluído às 18h, sendo que, durante o período de manutenção, a capital permaneceu com 96 poços artesianos em pleno funcionamento”, pontuou a Caer. “O Centro de captação de água do São Pedro dispõe de duas bombas em funcionamento instaladas na plataforma. Além disso, a Companhia mantém um sistema de captação de água superficial, que auxilia em casos de baixa do nível do rio, dando mais segurança na captação de água realizada pela empresa”, acrescentou.
Além de prestar esclarecimentos sobre a substituição de equipamentos, a Companhia também informou que reforçou investimentos no sistema. Um deles foi a compra da bomba da marca higra, adquirida pela Caer no dia 01 de outubro, para garantir a eficiência do sistema de captação de água da capital. A bomba tem potência de 300cv e vazão para 41 milhões de litros por dia, um investimento de R$800 mil.
“Para garantir água potável nas residências de Roraima, mais de R$1,5 milhão foi investido na compra de bombas hidráulicas para os poços artesianos que estão sendo perfurados e substituição quando necessário dos poços que já estão em operação”, completou a instituição.
Caer reforça dados sobre poços artesianos em Boa Vista
Com relação à manutenção, operação e instalação de poços artesianos em Boa Vista, a Caer informou que iniciou a perfuração de mais um poço artesiano no residencial Vila Jardim que começou no dia 15 de outubro, garantindo o armazenamento do reservatório da localidade e o abastecimento dos condomínios mais afastados, como os condomínios Macunaíma, Uailã e Auaris.
“Com esta ação, o sistema do Vila Jardim terá produção e distribuição própria e sistema independente do CRD Cidade Satélite – porém, caso haja uma eventual necessidade, o CRD do Cidade Satélite poderá ser acionado para dar suporte ao Vila Jardim”, destacou.
A previsão é que no bairro Operário sejam perfurados mais dois poços artesianos e mais um no bairro Jardim Floresta. No bairro Buritis também foi concluída a perfuração de mais um poço que vai reforçar o abastecimento de água na capital.
“Estes novos poços, vão reforçar o abastecimento de água para os moradores de 18 bairros, entre eles estão, Buritis, Caimbé, Cinturão Verde, Asa Branca, Jardim Floresta, Centenário, Jóquei Clube, Equatorial, Alvorada, Cruviana, Vila Jardim e adjacências”, disse a Companhia.
A instituição também relatou que, no final de 2023, um poço foi perfurado no bairro Jóquei Clube e que a Caer pretende implantar mais 350 metros de rede adutora na região, ampliando o diâmetro para garantir a eficiência do sistema de abastecimento. “O poço artesiano local tem capacidade de produção de 60 mil litros por hora, mas está operando com fornecimento de 35 mil litros por hora devido à rede atual não comportar a pressão da água. Com a ampliação, o poço passará a operar com 100% da pressão, reforçando o abastecimento”, completou.
Por fim, a Companhia frisou que também atua com equipes técnicas de plantão e monitoramento do sistema de abastecimento, “que está funcionando em sua potência máxima, incluindo o Centro de Captação, Estações de Tratamento e poços artesianos” e que no interior do Estado, no dia 30 de setembro, um poço artesiano foi inaugurado em Rorainópolis, totalizando três novos poços entregues nos últimos dois meses no município. “Em Caroebe, mais um poço está em fase de conclusão. No Cantá, esta semana foi iniciada a perfuração de um poço na Vila Santa Rita e também na vila São José, no km 20”, finalizou.