AYAN ARIEL
Editoria de Cidades
A Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) renovou o contrato com a empresa de proteção de crédito Serasa Experian, o que significa que a estatal voltará a incluir na temida lista da entidade os clientes que estiverem inadimplentes junto à Caer há mais de 30 dias.
Diretor Comercial e do Interior da Companhia, Cícero Batista explica que o contrato, até então existente, havia vencido e ficou descoberto até a nova licitação, que foi concluída recentemente. Com isso, os clientes que estiverem na inadimplência poderão sofrer essa restrição. Cícero pontuou que o alto número de consumidores em débito é a principal motivação para esse contrato.
“Dos 116 mil imóveis cadastrados junto à Caer, 86 mil registram débitos e destes, 17 mil usuários já tiveram o nome incluído na lista do Serasa. Isso é um alto índice de inadimplência e isso nos forçou a contratar uma empresa de proteção ao crédito. Também é uma forma de buscar a recuperação do crédito, pois a ideia aqui não é penalizar o usuário, mas sim reaver o que é de direito da empresa”, analisou Batista.
O representante da estatal destacou que, além do período de 30 dias, será levado em consideração pela Caer o critério de valor de inadimplência para inclusão no Serasa. “Esse trabalho de inserção começará a partir do maior devedor, até chegarmos ao menor”, disse Batista, salientando que a inclusão do nome do cliente na lista de débito vem antes do corte do fornecimento, que ocorre após 90 dias decorrentes sem pagamento da dívida.
Por fim, o diretor frisou que a Companhia tem buscado dar oportunidades para que os clientes quitem suas dívidas e saiam da inadimplência.
“Nós organizamos campanhas de parcelamento e negociação, para dar oportunidade a todos os usuários que estejam em débito com a empresa para que venham acertar essa conta. Mesmo assim, não tem tido um retorno em sua totalidade. Então, dadas as oportunidades e levando em consideração que a água é um bem essencial para a vida das pessoas, esperamos que essa inserção no Serasa faça com que a procura para regularização dos clientes aumente e a Caer possa transformar esses valores em investimentos na nossa rede e no abastecimento da cidade”, concluiu.
Contrato com a Serasa Experian divide opiniões da população
Populares opinaram sobre a inclusão do nome de devedores no Serasa (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
A reportagem da Folha foi às ruas para saber da população o que acha desse novo contrato da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) junto ao Serasa Experian, que abrirá precedente para a inclusão de clientes que estejam em débito com a estatal na temida lista de devedores da entidade econômica. A novidade dividiu opiniões.
A primeira pessoa abordada pela reportagem foi a manicure Ana Claudia Silva, de 29 anos, que acredita que essa inclusão de nomes no Serasa Experian será benéfico, principalmente para os donos de condomínios e vilas.
“Por conta de aluguel, os donos de condomínio tinham dificuldade de ter o controle dessas contas, pois as pessoas chegam, moram e vão embora sem pagar a conta. Agora fica tudo mais fácil”, opinou.
Já a professora Maria José Januário, de 42 anos, fez uma ponderação. “Acho que a Caer tem que esperar primeiro a pessoa negociar para poder acertar isso. Agora, se essa pessoa negociar e quebrar esse acordo, aí sim ela poderia ter o nome colocado no Serasa”, comentou a educadora.
A pedagoga Eurides Estevão, de 47 anos, acha a ideia do novo contrato interessante, principalmente para fazer justiça aos bons pagadores da companhia estatal. “Aqueles que não pagam direito ficariam mais inibidos de manter essas dívidas e buscaria pagar certinho, para o nome não ser incluso no Serasa”, observou.
Por último, o estudante Marco Antônio Dineli, de 18 anos, disse que a medida vai beneficiar a Caer. “Muita gente vai buscar pagar o que deve. Só que o problema é que isso vai sujar o nome de muitas pessoas e pode acabar prejudicando elas”, finalizou.