Em assembleia, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou e aprovou nesta sexta-feira, 7, a suspensão do calendário acadêmico vigente, cancelando as atividades programadas para este ano.
Após o término da greve, com o reinício das aulas haverá ainda o fechamento do primeiro semestre e lançamento de notas para, só depois, iniciar o período de matrículas do semestre 2015.2 da graduação.
A decisão foi tomada porque a greve iniciou em 1° de julho, sendo que o fim do semestre estava programado apenas para o dia 17 do mesmo.
Durante a reunião entre a reitora, pró-reitores, técnicos, professores e alunos ficou firmado o compromisso de reposição das horas do primeiro semestre pelos professores grevistas. A data de colação de grau dos formandos 2015.1 não foi suspensa, garantindo a formatura.
Segundo a presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade (Sesduf-RR), Sandra Buenafuente, não há previsão para o retorno das aulas.
“Até que seja encerrada a greve, o semestre 2015.2 está adiado por tempo indeterminado”, enfatizou.
Ao questionar sobre a situação das notas dos alunos, que ainda não foram lançadas, a presidente explicou que apenas ao final da greve elas serão lançadas.
“Quando a greve terminar, imediante os professores lançam as notas, para regularizar o processo de matrículas, porque sem as notas, não é possível fazer a matrícula”, disse a presidente.
GREVE
Professores estão em estado de greve desde o dia 1° de julho. Uma das principais reivindicações é o reajuste salarial de 27,3% para 2016, que repõe todas as perdas inflacionárias desde 2010. Além de reestruturação da carreira, melhores condições de trabalho e autonomia dentro da UFRR.