Cotidiano

Calendário de matrículas de escolas estaduais será divulgado esta semana

Regras para matrículas e rematrículas serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE); pais devem ficar atentos às datas

Em entrevista à Folha na manhã de sábado, 16, o secretário Estadual de Educação e Desporto (Seed), Marcelo Campbell, afirmou que a portaria que definirá as regras do calendário de matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino deverá ser publicada ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo ele, já foram definidos pela Secretaria, juntamente com a comunidade escolar, que seis unidades deverão iniciar o ano letivo já em fevereiro, outras quatro escolas no mês de março e o restante no início e no final de abril.

“Cada escola terá um calendário de matrículas para que os pais possam saber a quantidade de vagas que serão disponibilizadas esse ano. Isso será divulgado amplamente para a imprensa e as regras também serão publicadas no DOE. A gente pede que os pais prestem atenção nas datas para que não percam esses prazos”, contou.

O secretário adiantou ainda que as matrículas só serão realizadas de forma presencial. Ou seja, os pais deverão se dirigir às unidades de ensino para formalizar o processo. O processo de matrícula ou rematrícula será iniciado primeiro com alunos veteranos para, em seguida, haver a liberação de novas vagas.

“Como cada unidade terá um calendário diferenciado, os pais têm que procurar as escolas que desejam matricular os filhos, verificando sempre as datas para veteranos e novatos”, frisou. (M.L)

Caravana itinerante visita sete escolas da Capital

Ainda no sábado, a Secretaria estadual de Educação e Desporto (Seed) realizou o segundo dia de ações da Caravana Itinerante com o objetivo de verificar o cumprimento do calendário de reposição de aulas referentes ao ano de 2015. Além de todo o secretariado do órgão, a atividade contou ainda com a presença da Governadora do Estado, Suely Campos (PP), que destacou a importância da iniciativa.

“Há uma preocupação grande por parte do Governo do Estado em verificar se essas aulas estão realmente acontecendo. A pontualidade de professores e de alunos é de fundamental importância, até para que nós possamos tomar todas as providências para que haja uma maior qualidade na estrutura das nossas unidades de ensino”, disse.

Ao todo, sete unidades foram visitadas pela caravana, sendo elas as escolas Prof. Severino Cavalcante, no bairro Sílvio Botelho; Camilo Dias, no bairro Liberdade; Prof. Carlo Casadio, no Cinturão Verde; Profª Idarlene Severino da Silva, no bairro Tancredo Neves; Profª Maria das Dores Brasil, no 13 de Setembro; Monteiro Lobato, no Centro; e Profª Diva Lima, no São Francisco.

Assim como nas visitas da semana passada, a baixa frequência de alunos também foi considerada preocupante por Marcelo Campbell, que chamou a atenção sobre o comprometimento dos pais nessa situação.

“Infelizmente, ainda precisamos melhorar nesse sentido. Por isso estamos contando com a presença do Conselho Tutelar, que está nos ajudando in loco, verificando quais os alunos que não estão comparecendo às aulas. A ideia é que o Conselho nos ajude a sensibilizar os pais e responsáveis dessas crianças para que realmente os tragam aos sábados. É um dia normal de aula e só assim conseguiremos fechar o calendário de 2015”, ressaltou.

O conselheiro Tutelar da Capital, Francisco Chaves, classificou como louvável a atitude da secretaria em estar atenta à frequência dos alunos nas unidades de ensino. “Essa visita é de suma importância, porque nela a equipe da Seed vai observar se realmente está havendo a qualidade de ensino necessária para os alunos e se os pais estão compromissados com o acordo que outrora foi feito nas reuniões de pais e mestres. O ideal era que todos comparecessem, e como isso não está ocorrendo, nós estaremos verificando o que de fato está ocorrendo justamente para despertar essa consciência dos pais dos alunos”, salientou.

Questionado sobre reposição de aula nas escolas do interior e nas comunidades indígenas, o secretário da Seed informou que apenas 96 das 223 escolas indígenas terão obrigatoriamente que cumprir calendário especial, enquanto nas unidades das sedes municipais, quatro estão realizando aulas aos sábados.

“Em 127 escolas indígenas, o calendário escolar não foi tão comprometido. Então, todas essas estão com aulas de segunda a sexta-feira. Temos ainda 24 escolas no interior em calendário especial, onde, destas, somente quatro vão ter aulas nos sábados, mas só a partir de fevereiro”, explicou.

Para a gestora da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro, a ação fortalece ainda mais os vínculos da secretaria com as unidades de ensino, uma vez que a relação entre ambos andou estremecidas durante todo o período da greve geral dos professores.

“A presença de toda equipe da Seed, visitando as unidades de ensino, traz certa segurança, porque eles estão vendo qual é realmente a necessidade da comunidade escolar. Os pontos que precisam ser revistos e o que eles podem contribuir para mudar essa situação. O pai, quando chega em casa, ele quer abraçar e quer estar presente na vida do filho. E é assim também que a gente se sento quando a secretaria está presente da unidade de ensino. Participando, discutindo e propondo soluções que auxiliem a vida dos gestores, professores e alunos”, pontuou. (M.L)