Cotidiano

Câmara de Pacaraima discutirá alternativas contra impactos da migração

Moradores dizem que município enfrenta caos social e insegurança com o aumento do número de crimes, como furtos, roubos e arrombamentos e relacionam essa subida com a migração

A Câmara Municipal de Pacaraima vai receber nesta quarta-feira (6), às 15h, uma reunião de emergência convocada por moradores, comerciantes e políticos locais para estudar alternativas contra os impactos da migração venezuelana no município, localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Segundo a presidente da Câmara, vereadora Dila Santos (Solidariedade), a intenção é chamar a atenção das autoridades estaduais e nacionais para o caos social enfrentado pela população local. Uma das ideias a serem discutidas, segundo ela, é marcar um protesto para fechar a BR-174.

“A situação é caótica. Há roubos, assaltos. Os migrantes fazem suas necessidades nas portas dos comércios. Todos os dias, existe casas assaltadas”, relatou.

Um vídeo gravado na manhã desta quarta, por um morador de Pacaraima, mostra a situação do município (veja abaixo).

“Temos um país dentro do município. Tudo é pra imigrante e o brasileiro não está tendo vez em seu país. Estamos reféns dentro de nossas próprias casas. A gente quer chamar a atenção das autoridades, porque temos uma bancada de oito deputados federais, três senadores e 24 deputados estaduais, eles também têm que ficar a par da nossa situação. Nós não sabemos mais o que fazer”, pontuou Dila.

A reunião deve contar com o prefeito Juliano Torquato e o vice Simeão Peixoto, além dos nove vereadores e dos moradores do município.