
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou por 22 votos, nesta terça-feira (18), a realização de audiência pública para debater o fechamento de acessos ao bairro Murilo Teixeira, na zona Oeste, após a construção do canteiro central na rodovia estadual RR-205, onde um trecho de oito quilômetros foi recém-duplicado.
O evento está marcado para o próximo dia 27, às 9h, no plenário da Casa. Além da população em geral, a Câmara convocará autoridades para a discussão, como o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião (Republicanos), e o presidente da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), Sérgio Pillon.
No requerimento, o vereador Marcelo Nunes (PDT) menciona que o fechamento dos retornos isolou pontos comerciais de potenciais consumidores e dificultou o acesso de moradores a serviços públicos, “promovendo ônus desnecessário aos cidadãos”.
No último dia 9, moradores de bairros localizados às margens da RR-205 realizaram uma manifestação contra o fechamento do acesso a vias da região. Eles reclamaram que a duplicação da via não contemplou a quantidade necessária de retornos e rotatórias.
Outras audiências
Os vereadores também aprovaram outras três audiências públicas para tratar sobre:
- Saúde da mulher com ênfase na prevenção dos cânceres de colo de útero e mama, e promoção da saúde no climatério e na menopausa (20 de março);
- Saúde mental dos adolescentes (27 de março); e
- Dificuldades enfrentadas pelos responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Boa Vista (2 de abril).
Pedido retirado
Durante a sessão, o vereador oposicionista Ítalo Otávio (Republicanos) retirou um requerimento que obrigaria a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) da capital a entregar a cópia de todos os contratos firmados com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) em 2024.
Ele tomou a decisão a pedido do vereador Júlio Medeiros (MDB), aliado do prefeito Arthur Henrique (MDB) na Câmara. Medeiros entende que ainda é cedo para pautar um pedido de informações, especialmente porque as comissões permanentes da Casa ainda não foram anunciadas.
Otávio disse que continuaria a apresentar requerimentos e, antes de retirar o pedido, justificou que a solicitação não se tratava de um julgamento prévio, mas uma maneira de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.