Cotidiano

Caminhão do Peixe tem preço mais barato

Seapa disponibiliza o Caminhão do Peixe visando fomentar o setor pesqueiro do Estado com preço mais acessível à população

Para garantir a tradição da carne de peixe na Semana Santa, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) vem promovendo, desde domingo, ações do Caminhão do Peixe, uma iniciativa que visa promover o fortalecimento da aquicultura no Estado, oferecendo à população pescado a preço acessível.

Conforme o coordenador de piscicultura da Seapa, Marlon Maia, somente nos dois primeiros dias da ação, cerca de 2,5 toneladas já foram vendidas. Ao todo, 15 toneladas serão oferecidas à população até a sexta-feira, 25.

“Iniciamos as atividades no domingo, no Município de Mucajaí, e lá a ação foi um sucesso. Foram vendidos 1.200 quilos, superando os 700 quilos do ano passado. Ou seja, só nesse município, a venda quase dobrou. Vale destacar também que temos pré-agendado cerca de 20 toneladas, mas a nossa meta é vender 15 toneladas até o último dia da ação”, frisou.

Na segunda-feira, 21, o caminhão esteve o dia todo na rotatória das avenidas José Alencar com Carlos Pereira de Melo, no bairro Caranã, zona Oeste da Capital. Na terça-feira, 22, foi a vez dos moradores do Pintolândia receberem as equipes da Seapa. O veículo ficou estacionado das 08 horas às 16 horas na Avenida Nazaré Filgueiras.

“Em 2015, nós conseguimos atender 3.400 famílias e, para esse ano, a nossa expectativa é chegar à meta de 5 mil pessoas. Para isso, nós triplicamos a nossa equipe de atendimento, colocamos mais um caminhão de apoio, já que no ano anterior só não vendemos mais porque havia momentos que faltavam o pescado. Agora nós temos um caminhão com reserva e a expectativa é que a população não fique sem o peixe para essa Semana Santa”, frisou.

Além da questão da acessibilidade, o fator preço também tem contribuído bastante para a procura por parte da população. O quilo do tambaqui, no Caminhão do Peixe, está sendo comercializado ao R$ 6 o quilo, a metade do preço de um estabelecimento comercial.

Moradora do bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste, Maria do Livramento Silva aproveitou a oportunidade para garantir o peixe para o domingo de Páscoa. “Um vizinho meu me contou que eles estariam aqui, na Escola Sônia de Brito. Como no supermercado o preço está um pouco alto, eu resolvi comprar aqui. É muito bom, pois além de ajudar os produtores daqui do Estado, o produto acaba saindo muito em conta para a população”, destacou.

Nesta quinta-feira, o Caminhão do Peixe estará, a partir das 08 horas, na Avenida Estrela D’Alva, bairro Raiar do Sol. Encerrando as atividades, o veículo estará estacionado no cruzamento das avenidas Rui Baraúna com Carlos Pereira de Melo, no bairro União.

“Geralmente, nós começamos as nossas atividades sempre a partir das 8h, estendendo o horário até as 16 horas. Pelo costume da maioria das pessoas de deixarem tudo para a última hora, no último dia abriremos a partir das 06h30, facilitando a vida desse consumidor”. (M.L)

 

**CAMINHÃO DO PEIXE**

REALIZAÇÃO: Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
QUANTIDADE: 20 Toneladas
PREÇO: R$ 6,00 (Quilo)

**PONTO DE VENDAS**

DATA                                  LOCAL                                           HORÁRIO

24 de Março     Avenida Estrela D’Alva (Bairro Raiar do Sol)        08h às 16h
25 de Março     Avenida Carlos Pereira de Melo (Bairro União)    06h30 às 16h