O projeto Caminhos de Memória que contará a história do município por meio de fotografias, gravuras e aquarelas foi lançado pela Prefeitura de Boa Vista.
O lançamento oficial da primeira das 100 placas ocorreu ao som do cantor Zeca Preto, em um dos cartões-postais boa-vistense: em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
A prefeita Teresa Jucá ressaltou que o projeto representa o resgate dos valores culturais e históricos de Boa Vista, um legado às futuras gerações.
“Esta é uma forma de guardarmos na memória nossa cultura, nossos costumes, trajetória e ao mesmo tempo compartilhá-la com os boa-vistenses que não viveram aquela época e mostrar aos visitantes que vierem desfrutar das belezas da capital. Seguimos olhando para o futuro, mas sem abrir mão do nosso passado”.
As imagens representadas nas placas fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional, de coleções particulares e, principalmente, do álbum “Valle do Rio Branco”, publicação de 1906 com as primeiras fotografias de Roraima. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com a Universidade Federal de Roraima.
O professor Ms. Maurício Zouein, coordenador do Núcleo de Pesquisas Semióticas da Amazônia da UFRR, fez parte da equipe de pesquisa. Segundo ele, foi um árduo trabalho acadêmico, porém gratificante.
“A prefeitura procurou a universidade para dar um caráter científico ao projeto. Não apenas uma mera exposição de imagens. Isso traz à memória por meio de textos acadêmicos e o turista quando chegar aqui, terá conhecimento dessa nossa história. Essa parceria nada mais é que a valorização do que é nosso. Se não valorizamos, quem é que vai?”.
Serão 100 placas instaladas ao longo dos principais pontos turísticos de Boa Vista, como o Centro Histórico na avenida Floriano Peixoto – desde a Prelazia ao Porto de Cimento (sob a Orla Taumanan), avenida Ene Garcez, Praça do Centro Cívico, Praça Capitão Clóvis e avenida Jaime Brasil. Cada uma delas vem com uma imagem e em seu verso traz um pequeno texto sobre o ponto turístico.
Cotidiano
Caminhos de Memória resgata história da capital
Serão 100 placas instaladas ao longo dos principais pontos turísticos de Boa Vista