Para comemorar o Dia Mundial e Estadual do Doador de Sangue celebrado nesta sexta-feira, 14, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou programação especial para os doadores.
Além de realizar apresentações culturais e um simpósio sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea, a unidade recebeu o apoio de instituições de ensino superior, que ofereceram sessões de massagem, higienização facial e corte de cabelo durante a Semana Estadual do Doador.
“As pessoas devem pensar no próximo e doar sangue, pois alguém próximo ou da família pode vir a precisar dessa doação. É bom vir fazer a doação para ajudar a salvar a vida das pessoas”, afirmou Luana Teles, que doou pela primeira vez.
Apesar da mobilização, o reforço obtido em algumas tipagens e o aumento no número de doadores durante a Semana, o banco de sangue continua em níveis críticos para todas as tipagens, principalmente nos fatores RH O- e O+.
“É preciso que as pessoas compreendam que não há outra opção para se conseguir sangue, produto vital para quem está nos hospitais. A população precisa doar”, pontuou Edna Félix, assistente social da unidade.
COMO DOAR – Para ser um doador, a pessoa deve estar bem de saúde e pesar mais que 50kg. No caso de adolescentes a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhamento dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.
No ato da doação, é preciso levar um documento oficial com foto, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter fumado nas últimas duas horas e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. A área de coleta está funcionando em um prédio anexo à unidade, na Rua Amsterdã, no bairro Aeroporto, ao lado do PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha). O doador também pode agendar a coleta pelo telefone (95) 2121-0874.