Cotidiano

Campanha contra a Pólio termina hoje e só 48% do público-alvo foi vacinado

A campanha de vacinação deste ano contra a poliomielite termina hoje, mas, até agora, apenas a 67,61% das crianças em todo o Brasil foram vacinadas e o Ministério da Saúde não irá prorrogar a campanha.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), em Roraima, até a tarde de ontem, dados preliminares apontam que 48,31% das crianças do Estado foram vacinadas. Da meta de 45.775, foram aplicadas 22.113 doses. Na Capital, de um total de 26.186 doses, foram ministradas 12.724 doses.

Como os dados do SI-PNI passam por atualizações constantes, alimentadas diretamente pelos municípios do Estado, os números podem não representar a situação real das vacinas aplicadas, pois alguns municípios enfrentam dificuldades com a internet e, por isso, demoram a lançar os valores no sistema, de modo que a grande maioria aguarda para fazer o lançamento de maneira única, possivelmente no fim da campanha.

A coordenadora municipal de imunização do município de Boa Vista, Josiane Maia, ressaltou que a campanha não tem previsão para prorrogação: “O que se sabe nacionalmente é que vai até segunda-feira [hoje]. Então, os pais devem buscar nossas unidades de saúde”, disse.

O balanço quantitativo, até o momento, faz Josiane acreditar que a questão precisa ser mais bem trabalhada pelos pais. “Há algum tempo temos tido dificuldades em atingir as nossas coberturas vacinais. Os pais não têm aderido. Em geral existe o medo de furar a criança. Mas a vacina contra a pólio são as duas gotinhas. Então, não há justificativa neste sentido”, frisou.

PEDIDO – A coordenadora municipal fez um apelo aos pais para que levem os filhos que ainda não foram vacinados para tomar as gotinhas. “A pólio foi erradicada no nosso País, mas ela existe em outros lugares do mundo. Quando falamos em Saúde, a prevenção sempre é a melhor alternativa. E, tratando-se de doenças graves, como a pólio, não há prevenção melhor do que a própria vacinação. Quando ela é dada na infância, protege até a vida adulta”, informou Josiane.

MULTIVACINAÇÃO – Junto com a campanha da poliomielite, as unidades básicas também estão na campanha de multivacinação. “É a oportunidade que os pais têm de trazer os filhos para tomar as gotinhas e atualizar e preencher as cadernetas de vacinação deles. O que está atrasado e o que ela coincidentemente já esteja na idade de tomar. Todas as vacinas da rede estão mais facilitadas e disponíveis neste momento”, ressaltou. (JPP)