A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos está prevista para o último trimestre deste ano. Roraima será um dos primeiros estados a receber as doses da vacina, pois é um dos 12 entes federativos classificados pelo Ministério da Saúde com risco iminente de transmissão da doença devido a um caso de raiva humana registrado há 18 anos. Os donos de animais domésticos que quiserem se adiantar podem procurar as casas agropecuárias, onde a vacina está disponível em qualquer época do ano.
Segundo o Núcleo Estadual de Controle de Zoonoses, em 2015, o Ministério da Saúde, por meioda Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), definiu o calendário de repasse do insumo, elegendo algumas regiões como prioritárias, por conta da ocorrência de casos de raiva humana.
Entre os estados prioritários está o Maranhão, que será o primeiro a receber as doses, seguido do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas e Amapá. Quanto a Roraima, será um dos últimos por ter o período mais longo sem registros da doença.
Conforme o Ministério da Saúde, a previsão é que Roraima receba as doses no mês de setembro. Assim que receber o insumo, o Núcleo Estadual de Controle de Zoonoses irá reunir todos os coordenadores municipais para iniciar o trabalho de distribuição das vacinas e capacitação dos técnicos.
Em 2014, o Estado recebeu cerca de 80 mil doses, foram vacinados 44.738 cães e 2.161 gatos. A meta era imunizar 49.700 animais, o que significa uma cobertura de 82%. Bonfim não realizou a campanha e os municípios de Rorainópolis e Iracema não alcançaram a meta. Para este ano, a meta é vacinar aproximadamente 50 mil animais.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a última campanha na cidade ocorreu em dezembro de 2014. Os pontos de vacinação foram nas próprias Unidades Básicas de Saúde dos bairros e escolas Estaduais e Municipais, quando foram vacinados 18.967 animais. A meta para este ano é vacinar 22.170 animais.
Uma opção para os donos de cães e gatos domésticos são as vacinas comercializadas em casas agropecuárias. Na zona Leste da Capital, a dose custa, em média, R$ 10; e na zona Oeste pode ser comprada por até R$ 12. Segundo a médica veterinária Ana Carolina Capote, uma das vantagens em comprar a vacina é não ter que esperar pela campanha. “Muitas vezes os donos de animais domésticos querem vacinar o animal logo nos primeiros meses de vida e preferem não aguardar a campanha de vacinação. Nos anos seguintes, se preferirem, eles podem esperar pela campanha, já que a vacina é anual”, explicou.
DADOS – A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. Foram registrados cinco casos de raiva humana em 2012; cinco, em 2013; nenhum em 2014; e um em 2015. Em 2014, foram identificados 19 cães e gatos com raiva no Brasil. (I.S)