Campanha de Coleta de Medicamentos Vencidos abre Semana de Sustentabilidade em Boa Vista

Campanha de Coleta de Medicamentos Vencidos abre Semana de Sustentabilidade em Boa Vista

A partir desta segunda-feira, 7 de outubro, a população de Boa Vista poderá participar da 12ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, que traz uma série de atividades para a conscientização ambiental. O destaque do primeiro dia é a coleta de medicamentos vencidos, que busca alertar sobre os riscos do descarte inadequado desses resíduos e incentivo à adoção de práticas mais sustentáveis.

Promovida por alunos e professores do curso de Farmácia do Centro Estácio da Amazônia, ação tem como objetivo envolver a comunidade na responsabilidade de dar o destino correto e a medicamentos e embalagens que podem prejudicar o meio ambiente. A iniciativa conta com orientações sobre como evitar que essas substâncias contaminem solos e águas.

A coordenadora do curso, professora Iara Leão, enfatizou que a ação será realizada na área de convivência da instituição, com a participação direta dos alunos com orientações e sensibilização. “Os alunos estão envolvidos ativamente, inclusive, criando vídeos para convidar colaboradores e professores a trazerem medicamentos vencidos. Eles estarão no Centro de Convivência realizando a coleta”, explica a professora Iara. Além disso, às 19h, acontecerá uma roda de conversa com coordenadores de cursos na mesa de abertura da Semana de Sustentabilidade.

Jogando medicamentos no lixo como ou descartando-os no vaso sanitário, as substâncias ativas presentes podem contaminar rios, solos e, consequentemente, a fauna. A professora Iara ressalta que essa prática é extremamente prejudicial, principalmente para o meio ambiente. ´´Isso pode afetar o solo, rios e até mesmo espécies animais. Um exemplo comum é a contaminação de peixes com hormônios, que altera seus órgãos reprodutores e ameaça a continuidade das espécies´´, afirma.

A professora também reforçou que as embalagens devem ser descartadas corretamente, pois devem conter resíduos contaminantes para o meio ambiente. ´´Farmácias de rede geralmente possuem pontos de coleta para esse tipo de material, e a campanha da Estácio reforça essa prática ao recolher tanto medicamentos quanto embalagens, que serão destinados às empresas parceiras para o devido tratamento´´, concluiu a coordenadora.

A campanha de descarte faz parte de uma série de atividades programadas pelo curso de Farmácia para a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Ela tem se consolidado como um espaço para debates de práticas sustentáveis dentro e fora da universidade, estimulando uma responsabilidade em conscientizar a população sobre o compromisso com o meio ambiente, promovendo ações que integram comunidade acadêmica, empresas parceiras e a sociedade em geral.