IMUNIZAÇÃO

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes é lançada em Boa Vista

Para atualizar a caderneta, é necessário apresentar o cartão de vacina e carteira do SUS aos profissionais de saúde

O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses (Foto: PMBV)
O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses (Foto: PMBV)

A Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes será lançada em Boa Vista, neste sábado, 12. A ação ocorrerá no Parque do Rio Branco e na Praça Mané Garrincha, simultaneamente e é voltada para atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. Além disso, faz parte da etapa de Movimentação Nacional pela vacinação para ampliar a cobertura em todos os municípios brasileiros.

Com duração de 15 dias seguidos, a campanha vai ocorrer em diversos pontos da cidade, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante a semana. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, é indispensável que as crianças e adolescentes estejam imunizadas, com a caderneta atualizada e o município volte a registrar altas coberturas vacinais.

“A campanha é voltada para o público de criança e adolescentes até 15 anos de idade. Porém, vamos ofertar a vacinação para todas as idades. É muito importante que as pessoas busquem se vacinar, pois a vacina é prevenção de vários agravos que têm alto poder de disseminação, além de causar surtos e epidemias. Nosso objetivo é ter nossa população com uma alta cobertura vacinal”, disse.

Boa Vista tem a meta de vacinar 95% do público-alvo do município, nesses 15 dias de ação. Para alcançar o objetivo esperado, a Secretaria de Saúde traçou um plano de imunização nas escolas, mapeamento de pessoas não vacinadas, intensificação nas comunidades indígenas e áreas rurais, nos lugares de grande circulação do público-alvo, nos espaços de saúde, além da busca ativa.

Para atualizar a caderneta, é necessário apresentar o cartão de vacina e carteira do SUS aos profissionais de saúde. Crianças e adolescentes devem comparecer acompanhados dos pais. Em casos da ausência do responsável, a imunização ocorre apenas com autorização por escrita do representante legal. Estarão disponíveis vacinas que protegem contra a poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.