A campanha nacional contra a gripe, para os grupos prioritários, inicia na próxima segunda-feira, 23. A ideia é imunizar os grupos e evitar quadros de complicações e internações por influenza nas unidades hospitalares.
A campanha sempre ocorria na segunda quinzena de abril, porém foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta das ações de combate e prevenção ao coronavírus. Dividida por etapas, a ação vai imunizar primeiro os idosos e os trabalhadores da saúde.
“Queremos ainda deixar bem claro, que a vacina não protege contra o coronavírus e sim outros tipos de vírus que circulam, como H1N1, H3N2 e outras síndromes respiratórias. Além disso, os estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos”, explica Romildo Azevedo, coordenador municipal de imunização.
Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, serão imunizados os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. Já a terceira etapa, que começa a partir de 9 de maio e vai até o dia 22, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e pessoas com deficiência.
O Ministério inseriu este ano um novo grupo, que é o de adultos de 55 anos a 59 anos. As doses da vacina estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina e de acordo com os horários de cada sala, inclusive as que funcionam até à meia noite.
Confiram as etapas da campanha:
1ª Etapa (23.03 a 15.04) – Idosos e trabalhadores da Saúde
2ª Etapa (16.04 a 08.05) – Professores, Força de segurança e salvamento
3ª Etapa (09.05 a 22.05) – Crianças, população privada de liberdade, indígenas, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas portadoras de doenças crônicas.
Dia D – A mobilização nacional contra a influenza será no dia 9 de maio. Em decorrência da situação do país envolvendo o coronavírus, o município ainda está organizando as estratégias a serem desenvolvidas.