A população roraimense deve ficar atenta ao calendário de vacinação contra o vírus transmissor da gripe H1N1, doença também conhecida como Influenza A.
A campanha, que marca 10 de abril, sob determinação do Ministério da Saúde, como dia oficial para o começo, já teve início em Roraima. As primeiras doses da vacina foram encaminhadas para os principais pontos de vacinação dos municípios e postos da capital.
De acordo com a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Carmem Muniz, o Estado receberá 200 mil doses que chegarão por remessas em todas as semanas durante campanha, para serem distribuídas com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas.
“Parte das vacinas que nós recebemos já foi encaminhada para postos de Boa Vista e municípios. Conforme chegarem, imediatamente enviaremos com o intuito de suprir a demanda,” explicou Carmem.
Ela também ressaltou que existem grupos prioritários para a vacinação.
“Não há como fabricar vacinas para toda a população brasileira de uma hora para outra. Por isso, o Ministério da Saúde estabelece os grupos prioritários que são formados por crianças a partir de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes em qualquer fase gestacional, mulheres que estão há 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores na área da saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas reclusas da sociedade, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, professores e indígenas a partir de 6 anos em diante,” esclareceu.
Ainda de acordo com Carmem, a população que não se encaixa no grupo de prioridades não deve se preocupar tanto, mas tem de se prevenir mantendo a higienização das mãos e os cuidados em locais com aglomeração de pessoas.
“A medicação para quem apresentar os sintomas da gripe H1N1 estará disponível nos hospitais sem problema algum. Recentemente, tivemos casos no Amazonas, mas a realidade de lá é diferente da nossa. Os registros da doença em Roraima foram de uma pessoa que esteve em Manaus e a outra foi medicada e encaminhada para casa sem agravantes,” explicou.
PONTOS DE VACINAÇÃO – De acordo com o coordenador de vacinação do município de Boa Vista, Romildo Azevedo, são mais de 30 pontos para se imunizar na capital, incluindo o Hospital Geral de Roraima e Hospital Santo Antônio.
Boa Vista possui 28 postos de saúde que funcionam das 7h às 18h, sendo que quatro deles possuem horário de atendimento estendido, incluindo sala de vacina aberta.
Confira a localização e os horários:
A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 irá até 31 de maio, tendo o dia 4 do mesmo mês como um dos principais para reforçar a importância da imunização.