DOAÇÃO E EMPATIA

Campanha incentiva a doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer

A iniciativa, que ocorrerá até o dia 31 de outubro, está oferecendo cortes gratuitos para as pessoas que desejam doar o seu cabelo em apoio as mulheres que perderam seus fios durante a luta contra o câncer de mama.

A campanha faz alusão ao Outubro Rosa e oferece as mulheres, que estão em tratamento contra o câncer de mama, a chance de elevar sua autoestima e confiança. (Foto: Arquivo Pessoal)
A campanha faz alusão ao Outubro Rosa e oferece as mulheres, que estão em tratamento contra o câncer de mama, a chance de elevar sua autoestima e confiança. (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa, que visa conscientizar e promover a prevenção do Câncer de Mama. Assim, a Liga Roraimense de Combate ao Câncer e Gil Costa Fios de Luxo lançaram a campanha “Doe seu cabelo e compartilhe felicidade”.

A iniciativa, que ocorrerá até o dia 31 de outubro, está oferecendo cortes gratuitos para as pessoas que desejam doar o seu cabelo em apoio as mulheres que perderam seus fios durante a luta contra o câncer de mama. O tamanho mínimo requerido para o corte de cabelo é de 20 cm. 

Edilene Pereira, de 33 anos, é a modelo que dá rosto à campanha e enfrenta o câncer de mama, desde 2020. Ela declara que se sente feliz por poder, de alguma forma, ajudar outras mulheres que também estejam passando por essa luta complicada.

Em relato, ela compartilhou um pouco da sua história e a importância de haver caminhos para driblar alguns contratempos que surgem com a doença.

“Quando eu descobri, foi muito difícil a notícia. Ao saber que ia perder os cabelos e a mama, a gente logo pensa na auto estima e que tudo acabou, mas é aí que colocamos a força e a fé a frente. A vontade de ser curada é tão grande, que isso me manteve mais forte para enfrentar o que viesse. O cabelo cresce e temos várias opções para usar na cabeça, como um lenço, uma peruca ou uma bela maquiagem. Todos os dias temos uma luta para enfrentar e não é fácil, mas colocamos Deus na frente para ficar um pouco menos difícil”, contou. 

A auto estima, que é um ponto que sempre ganha evidência durante o processo de perda de cabelo, levou Edilene a procurar ajuda psicológica e o apoio familiar e de amigos para aceitar as mudanças. Devido a isso, ela incentiva que todas as mulheres que estejam passando por esse processo também se fortaleçam, se abracem e usem suas redes de apoio.

“Todos os dias superamos o câncer de alguma forma e isso é o suficiente para entender que nós, mulheres, somos capazes de enfrentar essa luta diária e o processo que vier. E você não está sozinha! O câncer pode até tirar tudo, mas jamais a nossa força, fé e esperança de dias melhores”, concluiu.

Os interessados em doar, podem entrar em contato com os seguintes números: (95) 99970-9015 e (95) 98125-2400.