Cotidiano

Campanha incentiva consumo de peixe

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população deve consumir anualmente pelo menos 12 Kg de peixe

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima (SFPA/RR) fez a abertura oficial das ações da XII Semana do Peixe em Roraima, na manhã de ontem, no auditório da instituição, localizada no bairro São Vicente, zona Sul. Promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o País.

Serão desenvolvidas várias ações, tais como oficinas de capacitação, palestras sobre segurança alimentar e descontos de até 30% no quilo do pescado para a população, atendendo ainda o que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o consumo de 12 quilos de peixe ao ano por habitante.

“Este ano, estamos com várias novidades em relação às edições anteriores. Estamos promovendo uma semana para incentivar o consumo do pescado e fazer uma homenagem às pessoas da cadeia produtiva do peixe, que são os pescadores e piscicultores”, disse a superintendente do órgão no Estado, Cristina Leite.

Participam da ação os município de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Amajari. A programação vai desde a realização de atividades em escolas públicas à promoção de cursos do Programa Cozinha Brasil, pelo Sistema Social da Indústria (Sesi). “A intenção é que as pessoas aprendam a preparar o pescado de forma bem diferenciada, valorizando os nossos produtos regionais. O nosso pescado tem grandes diferenciais, sendo os dois principais o sabor e a força de vontade dos nossos pescadores e aquicultores”, disse Cristina.

“Só para se ter uma ideia, de cem tambaquis vendidos no País, 18 são daqui de Roraima. Isso nos coloca em uma situação de destaque, pois mostra que temos um produto de boa qualidade e que pode ser consumido por todos”, destacou a superintendente.

Atualmente, a SFPA em Roraima possui em seu sistema de Registro Geral da Pesca (RGP) 6.406 pescadores artesanais e mais de 600 aquicultores, um número expressivo e que mostra todo o potencial do Estado no mercado nacional de peixe. “O órgão atua na pesca artesanal, no licenciamento das carteiras de pescadores, trabalha as políticas públicas voltadas para os pescadores e, na aquicultura, fomenta convênios para o desenvolvimento da pesca no estado”, pontuou.

Para o diretor nacional da Pesca Artesanal do MPA, Vladimir Formiga, mesmo sendo o maior importador de pescado da América do Sul, o País ainda precisa melhorar seus indicadores de consumo em todo o mundo. “Infelizmente, apesar do potencial que o Brasil tem para a atividade pesqueira e aquícola, a população do País é tida como a que menos consume pescado”, frisou.

Mesmo com mais de 8.500 quilômetros de encostas e ter bacias hidrográficas expressivas e viscosas do mundo, o consumo per capto nacional ainda está muito abaixo do que se espera. “Esse é o grande desafio e a principal motivação de estarmos fomentando esse tipo de atividade, sem que prejudique os atores envolvidos em toda a cadeia produtiva do pescado no País”, destacou.

Para o pescador Osvaldo Santana, a ação desta semana vai proporcionar aos profissionais a troca de conhecimento e a diversificação de culturas presentes em todas as regiões do País. “A gente espera que, com isso, haja um fortalecimento no setor, que anda afetado pelo clima e que a população passe a consumir mais os nossos produtos, uma vez que já é comprovado que o pescado trás muitos benefícios à saúde humana”, conclui.

A programação da 12ª Semana do Peixe em Roraima se estende até o dia 16 de outubro. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3624‐2005 e 3624‐2006 ou na sede administrativa do órgão, na esquina das avenidas Ville Roy com a Surumu, nº 7.984, bairro São Vicente. (M.L)