Cotidiano

Campanha Papai Noel dos Correios começa na quinta-feira

A campanha Papai Noel dos Correios terá seu lançamento em Roraima nesta quinta-feira (13). A abertura da Casinha do Papai Noel acontece no Edifício Sede dos Correios, localizado à Praça do Centro Cívico, 176 – Centro (Entrada pela avenida Nossa Senhora da Consolata).
Realizada há 25 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 3,4 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 2 milhões atendiam aos critérios da campanha e quase 75 % foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.
Quem participa em 2014 Em Roraima a campanha existe desde 2001, e atende em média 2 mil crianças. Neste ano a prioridade é atender os 900 alunos da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, localizada no bairro Alvorada e indicada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura por se enquadrar no perfil da campanha: crianças até o 5º ano e em situação de vulnerabilidade social.
Crianças da sociedade em geral também podem participar. Basta enviar uma cartinha para qualquer Agência dos Correios, até o dia 21. Os critérios para participar são: constar endereço completo, ter até 10 anos, ter a carta escrita à mão e não padronizada (a carta deve ser espontânea, escrita pela criança e não pelos pais); pedidos de roupa, calçado, brinquedo e material escolar; entregues dentro do prazo estabelecido. Cartas sem os requisitos exigidos não serão aceitas. Para portadores de necessidades especiais não há limite de idade.
Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é trabalhar ações como desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar e usar corretamente o CEP.  Dessa forma, o projeto alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação básica de qualidade para todos.
Padrinhos Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 120 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira, que podem participar atuando como padrinhos. Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças. Qualquer pessoa pode adotar, basta escolher uma ou mais cartinhas na Casinha do Papai Noel e entregar o presente dentro do Prazo estabelecido.
Como funciona A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas, selecionadas e cadastradas em sistema próprio para a Campanha. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.
Apadrinhamentos de cartas não podem ser feitos por telefone ou e-mail. É recomendado que a pessoa interessada em adotar uma carta se dirija a uma unidade de Correios e escolha a carta que mais se identifique. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
As cartas poderão ser adotadas do 13 de novembro a 5 de dezembro. A casinha ficará aberta das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Os padrinhos podem entregar os presentes até dia 9/12, na própria Casinha do Papai Noel. As entregas começam a ser realizadas a partir do dia 13 de dezembro.
As datas da campanha, que podem variar em cada Estado, e as demais informações oficiais sobre o Papai Noel dos Correios podem ser obtidas na página http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2013 a partir do dia 13/11 ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).
Serviço Lançamento Regional da Campanha Papai Noel dos Correios Data: 13/11 Horário de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 17h30 Período de adoção das cartinhas: 13/11 a 5/12 Prazo para entrega dos presentes: 09/12 Recebimento de Cartas de crianças da sociedade em geral: Até 21/11
Fonte: Correios