A tradicional Campanha Papai Noel dos Correios de 2022 inicia nesta sexta-feira (11). Em Roraima, a estatal espera receber ao menos mil cartinhas neste ano.
A campanha existe há mais de três décadas e partiu de uma iniciativa dos próprios funcionários, devido ao grande fluxo de cartas que chegavam endereçadas ao Papai Noel. Hoje, a ação é conhecida nacionalmente e tem a adesão de diversas pessoas e empresas.
O superintendente estadual dos Correios, Marcelo Augusto Pinto, explicou que o objetivo da campanha é atender crianças em situação de vulnerabilidade, incentivar a escrita e a prática da redação.
“Todas as cartas vão ser respondidas pelo Papai Noel. Com o auxílio da sociedade e das instituições, vamos contemplar essas crianças com os presentes e tirar esses sonhos do papel, que é como a gente fala na empresa”, afirmou Marcelo.
A edição deste ano atenderá, pela primeira vez, crianças de 12 escolas indígenas da região Rural de Boa Vista. Também serão atendidas as cartas enviadas por meio de dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Abrigo Pedra Pintada, da Associação de Mulheres do Bairro Pedra Pintada e de sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).
Como participar
Além das escolas e instituições selecionadas, podem participar crianças em situação de vulnerabilidade social, de até 10 anos ou que estejam cursando até o 5º ano. No caso de crianças com deficiência, não há limite de idade.
As cartas para o Papai Noel podem ser entregues nas agências dos Correios ou enviadas por meio do site da campanha. É necessário que a carta seja manuscrita.
Para adotar uma cartinha, os padrinhos podem ser tanto pessoas físicas como jurídicas. A adoção também pode ser feita pelo site da campanha. Também é possível doar os presentes sem adoção, que neste caso, serão direcionados às cartas com pedido correspondentes.
O envio e adoção das cartas podem ser feitos até o dia 12 de dezembro. O prazo para entrega dos presentes em uma das agências dos Correios é até o dia 14 de dezembro.