O lançamento estadual da Campanha Papai Noel dos Correios 2018 acontece na quarta-feira, 21. O evento será realizado em treze instituições, entre governamentais e municipais e vai beneficiar cerca 1.400 crianças.
Como resultado da iniciativa dos próprios empregados das agências dos Correios em Brasília, a campanha se consolidou, ao longo dos últimos 29 anos, como uma das maiores campanhas natalinas e uma das principais ações de responsabilidade social dos Correios e de todo o país.
“As crianças mandavam cartinhas para o Papai Noel através da agência, com isso os próprios funcionários abriam os envelopes e se sentiam sensibilizados com os pedidos, e consequentemente faziam as doações”, relatou o superintendente regional de Operações dos Correios em Roraima, Anderson Araújo Lins.
A campanha contempla cartas de estudantes das escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
“Geralmente mandamos um ofício para a prefeitura e para o governo, pedindo que indique as escolas e instituições que vão participar da campanha. Com o nome das unidades em mãos, encaminhamos ofícios pedindo que iniciem a produção das cartinhas pelos alunos. Após isso, a direção da instituição nos encaminha as cartas e então registramos em nosso sistema com o nome do aluno junto a um número que o representa”, informou Anderson Araújo Lins.
Para o superintendente, o objetivo principal da campanha é atender as crianças de baixa renda em uma das épocas mais festivas do ano. “Existem muitos pais que não possuem condições de dar um presente para seus filhos. A campanha tem essa intensão, de juntar a sociedade para proporcionar alegria a essas famílias. Entre os pedidos, encontramos desde emprego para os pais, a material escolar. Existem algumas cartinhas que realmente mexem com a nossa sensibilidade”, contou Anderson Araújo Lins.
Para participar da campanha, o interessado deve procurar a Casa do Papai Noel dos Correios, na agência Central, localizada na Praça do Centro Cívico. Lá, ele irá escolher quantas cartas quiser, tendo até o dia 30 de novembro para confirmar a adoção, e até o dia 7 de dezembro para entregar os presentes.
Apesar de algumas cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), entre outras, possibilitarem a adoção das cartinhas de forma on-line, no Estado de Roraima a campanha funciona apenas de forma presencial. (K.M)