Cotidiano

Campanha para incentivar mais registros de eleitores será lançada amanhã

“Boa Vista 200 mil + 1” será o tema da mobilização que visa alcançar o número suficiente de eleitores para que a eleição passe a ter 2º turno em Boa Vista

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai lançar nesta sexta-feira (4) a campanha “Boa Vista 200 mil + 1”, no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h. O objetivo da mobilização é incentivar novas inscrições de eleitores em Boa Vista, de forma que a capital de Roraima atinja mais de 200 mil eleitores e, assim, passe a ter segundo turno nas eleições municipais.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Boa Vista é a única capital do país na qual não há segundo turno nas eleições municipais, considerando que existem menos de 200.001 eleitores. Segundo o TRE, a campanha também pretende garantir uma maior representatividade do pleito municipal.

Durante a solenidade, será realizada a palestra “Representatividade e o sistema político brasileiro”, a ser proferida pelo assessor jurídico da vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e professor de Direito Eleitoral, Alexandre Basílio Coura. Profissionais do meio jurídico, políticos, estudantes e presidentes de partido participarão do evento. A campanha será veiculada por meio de outdoors, banners, carro de som, adesivos, panfletos e blitz em pontos de grande movimentação na cidade.

Dados do TRE apontam que atualmente Boa Vista possui 197.857 eleitores, ou seja, faltam 2.144 cidadãos para que a Capital atinja 200.001 eleitores e exista a possibilidade de haver segundo turno nas próximas eleições municipais.

Na análise do presidente do TRE, desembargador Mauro Campello, a exigência de maioria absoluta no sistema democrático visa dar maior representatividade ao eleito. “Em uma eleição que não tem segundo turno, apenas uma parcela pequena da população decide pela maioria. Quando tem o segundo turno, obrigatoriamente, é a maioria que elege o candidato e, aí sim, o candidato que ganha o pleito está representando a maioria”, explica.

Campello informou ainda que a campanha será realizada em parceria com o Programa Meu Primeiro Voto que levará palestras às escolas de ensino médio da capital, e, ainda, com a Justiça Eleitoral Itinerante.

Fonte: TRE