A Mestra Ceramista da etnia Macuxi, Lídia Raposo, foi diagnosticada com câncer no seio no ano passado e desde então vem seguindo tratamento de saúde. Ela passou pelas sessões de quimioterapia e busca ultrapassar os doloridos efeitos das sessões. Agora está a espera de encaminhamentos em relação a cirurgia.
Familiares e amigos criaram uma campanha para ajudar a artesã a obter seu sustento, que vinha exclusivamente das panelas de barro que produz, mas que por ser atividade que exige força física e movimenta muito a área afetada, ela não está podendo realizar no momento.
Lidia Raposo
Arte milenar dos índigenas macuxi, as panelas de barro feitas por Lidia Raposo ficaram famosas por dar mais sabor a comida, mantê-las quente e frescas por mais tempo, além de ser um belo item de decoração regional. As panelas são produzidas de acordo com técnicas indígenas.
Ela já ministrou oficinas, ensinou o trabalho a estudantes da Universidade Federal de Roraima, e levou as panelas de barro de Roraima para feiras de artesanato em todo o país.
Esse processo de fabricação é feito desde 2003, ano em que Lidia deixou a comunidade. Ela veio a cidade para ser funcionária pública no estado, mas em seguida perdeu o emprego. Foi em busca de uma renda extra que começou a vende-las por encomenda que transformou na sua principal renda.
Como ajudar?
Os familiares pedem que qualquer valor doado seja transferido para a conta bancária.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
AGÊNCIA:3027/013
CONTA POUPANÇA: 00010970-0
CPF : 322.772.882-68
LÍDIA DA SILVA RAPOSO