‘Neste Carnaval, vista a fantasia, mas não disfarce a responsabilidade’. Esse é o título de um dos panfletos que estão sendo entregues nesta manhã para os condutores que passam em frente à Assembleia Legislativa.
A campanha educativa e de conscientização pede paz no trânsito, principalmente neste feriado de Carnaval. Durante a ação, além das orientações repassadas, eles vão amarrar uma fita branca no retrovisor dos carros simbolizando a paz.
A ideia partiu do Movimento dos Professores Seletivados em Luta e conta com a parceria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Smtran (Secretaria Municipal de Trânsito).
“A ação é educativa, voltada para o trânsito como foco no Carnaval, que é uma festa bonita, mas temos que garantir que ela aconteça de forma tranquila e com segurança”, disse o diretor-presidente do Detran, Juscelino Pereira.
Conforme Pereira, a imprudência ainda é um fator que tem provocado acidentes e mortes no trânsito. “Pedimos aos motoristas que dirijam com atenção e cautela, sem imprudência. Não beba bebida alcoólica antes de dirigir. Tenha mais atenção, isso evita acidentes e mortes. Vamos ter paciência no trânsito”, pede.
Círio Ricardo, um dos participantes do Movimento dos Professores Seletivados em Luta, explicou que o trabalho de educação no trânsito já é feito em sala de aula, mas agora resolveram levar para as ruas da cidade.
“É momento de interação e conscientização. Educação no trânsito é cuidar bem de você e do próximo. Queremos paz no trânsito”, ressaltou. Professores da área indígena também vieram para participar da campanha.
Ação integrada
Durante este Carnaval, o Detran fará um ação integrada em todo o Estado com Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, para garantir segurança no trânsito na Capital, estradas e no interior.