A Secretaria de Saúde informa que Roraima não possui vacinas armazenadas vencendo nos próximos dias, porém criou uma campanha para orientar a todos sobre a necessidade de sensibilização da sociedade justamente para evitar estoque de vacinas e perda de imunizantes.
A Sesau esclarece que o NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) realiza o acompanhamento da aplicação de vacinas pelos municípios. “Um das medidas para garantir que as vacinas sejam aplicadas com celeridade foi a liberação da vacinação para adolescentes com mais de 12 anos, medida acordada e pactuada em CIB (Comissão Intergestores Bipartite), na semana passada entre Boa Vista, Caroebe, São Luís, Mucajaí, Alto Alegre, Rorainópolis, São João da Baliza, Cantá, Bonfim e Pacaraima, onde aprovaram pelo início simultâneo da vacinação para esse público” informou por meio de nota.
Roraima chega a 550.218 vacinas recebidas do Governo Federal e já foram distribuídas 476.796 doses, o que corresponde a mais de 86% do total recebido. Em relação aos imunizados, foram aplicadas 334.578 doses, sendo 251.268 primeira dose, 73.719 segunda dose e 9.591 dose única.
O Ministério da Saúde informa que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.
PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município de Boa Vista não tem no momento nenhum lote a vencer, mas que se a população não procurar se vacinar, isso pode ocorrer sim. Esclarece ainda que tem reforçado a vacinação contra a Covid-19 em todos os grupos, com idades a partir de 18 anos, além de gestantes e puérperas, e nesta segunda-feira, 16, com os adolescentes a partir de 12 anos. Para isso tem realizado ações itinerantes em feiras, escolas e bairros mais afastados do centro da cidade para alcançar toda a população-alvo. Está disponibilizando ainda a partir desta semana 14 UBS´s com sala de vacina.