A campanha ‘Você Tem Fome de Quê?’, foi lançada em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, comemorado hoje, no dia 31. A ação do Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRNs) visa sensibilizar os nutricionistas, estudantes de Nutrição e técnicos em Nutrição e Dietética, a sociedade civil organizada e gestores para uma reflexão sobre o estado de insegurança alimentar de mais de 118 milhões de pessoas e dos cerca de 20 milhões que estão passando fome no país.
Segundo o nutricionista, Joel Brito, a importância desse dia é voltada para a oportunidade de debater e avaliar as práticas nutricionais, com a política pública voltada para esse tema.
“Notamos que o poder aquisitivo está cada vez mais diminuindo nas famílias e não só isso, mas a questão também da inflação, do desperdício, desemprego e isso acaba refletindo nas famílias menos favorecidas, então são momentos importantes que precisamos reforçar para que esse debate esteja sempre em evidência”, disse.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), existem 811 milhões de pessoas no mundo passando fome. A Região Norte apresenta índices ainda mais preocupantes, com 60% de sua população em situação de insegurança alimentar. A estimativa é de que 8 milhões vivenciam insegurança alimentar.
A campanha traz a música Fome, do Titãs, como mote para sensibilizar as pessoas sobre os problemas gerados pela insegurança alimentar, no país que mais produz alimentos no mundo. Com números e muitas informações, as peças remetem à degradação humana pelo flagelo da fome em todas regiões, no campo e na cidade.