Cotidiano

Candidatos denunciam irregularidades em seletivo da Educação

A principal reclamação é quanto à ordem que os profissionais foram lotados, que não condiz com a classificação

Um grupo de candidatos classificados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação de Uiramutã alega possíveis irregularidades no concurso de Nº 001/2016. A principal reclamação é quanto à ordem que os profissionais foram lotados.

No edital consta que a convocação dos candidatos obedeceria à ordem de classificação e ao número de vagas estabelecidas no quadro, o que segundo os denunciantes não está ocorrendo.

A candidata Jucimara Rodrigues se classificou em 1º lugar para professor de Biologia. Ao chegar para a posse, foi informada pela Secretaria de Educação que as vagas para a comunidade onde ela vive tinham esgotado. “Como as vagas acabaram se eu fui a primeira colocada?”.

No item 16 do edital, entre a lista de documentos necessários para serem apresentados no ato da posse, consta a exigência de exame negativo de gravidez (exame BHCG). “Para assumirmos o cargo tivemos que vir a Boa Vista para fazer o exame. E muitas mulheres que estavam grávidas desistiram da vaga”, contou Jucimara.

O município está localizado a 360 quilômetros de Boa Vista. Foram 154 vagas ofertadas, entre nível fundamental, médio e superior. A carga horária de trabalho varia de 30 a 40 horas, dependendo do cargo.

“Ao se inscrever, todos os candidatos apresentaram o comprovante de residência. Alguns tuxauas foram lotados em comunidades distintas, isso não pode acontecer. É como se a governadora de Roraima fosse enviada para morar em outro estado”, explicou Alex Barbosa, classificado no 3º lugar para Geografia.

Esta é a segunda vez que Jaoquim Souza Lima passa em um concurso e se sente obrigado a renunciar o cargo. Ele contou que foi lotado em uma comunidade de difícil acesso, onde só é possível chegar via aérea. Além de ele ter sido informado que o local não tem como ofertar moradia.

“Eles fizeram a lotação beneficiando os seus. Se fazemos um seletivo é porque precisamos de um trabalho. Estudamos, passamos e agora não temos condições de nos mantermos tão longe da nossa comunidade. Eu assinei a carta de demissão”, reclamou o profissional classificado em 17º lugar para o ensino fundamental.

Segundo o grupo, mais de 50 pessoas foram lotadas em comunidades distantes, mesmo estando classificados nos primeiros lugares.

VAGAS

Os cargos são para professor de educação infantil, professor fundamental I, professor fundamental II, professor auxiliar, professor de ensino médio, professor de língua materna macuxi, cuidador de aluno, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços diversos e para motorista.

PREFEITURA DE UIRAMUTÃ

O prefeito Eliésio Cavacante, informou por meio de nota que o procedimento administrativo referente ao Processo Seletivo está disponível na prefeitura para análise e esclarecimento para os órgãos de controle e fiscalização. Com relação ao  exame negativo de gravidez, este foi solicitado tendo em vista um planejamento eficiente para suprir a eventual ausência do afastamento das servidoras para acompanhamento de pré- natal e pós-parto. E que isso não é critério de eliminação ou exclusão de contrato. “Entendemos que as manifestações têm cunho de desgaste político da administração por parte de pessoas com interesse nas Eleições Municipais deste ano”.