Cotidiano

Candidatos do Enem intensificam estudos

Exame será aplicado durante o final de semana e os cursinhos preparatórios da Capital estão lotados de candidatos

Faltando poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vários estudantes estão aproveitando esses últimos momentos para intensificar os estudos nos cursinhos preparatórios e preparam-se para a maratona de dois dias de provas. O Enem será aplicado no sábado, dia 8, às 13h (horário de Brasília), e no domingo, 9, no mesmo horário.
No primeiro dia de provas, os alunos responderão questões de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, serão aplicadas as provas de português, matemática e redação, com duração de cinco horas.
O professor de Química de um curso pré-vestibular, localizado na área central de Boa Vista, Diógenes Filho, explica que o Enem é a maneira mais fácil de o aluno conseguir entrar em uma boa universidade. “A porta de entrada para alguns cursos é ótima. Há a questão da possibilidade de financiamento pelos programas de assistência, como o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, em que muitos alunos fazem por conta dessa facilidade”, disse.
Segundo ele, a principal diferença dos cursos pré-vestibulares para as escolas tradicionais está aliada à proximidade entre aluno e professor. “O público do cursinho exige isso porque as aulas têm que ser diferentes das salas de aula tradicionais. Nós, professores de cursinhos, usamos todos os artifícios que podemos com muita dinâmica, a fim de estimular o aluno a querer aprender cada vez mais aquele assunto”.
Diógenes Filho afirmou que pelo fato de a prova ser cansativa, devido ao horário em que é aplicada, o aluno tem que ter concentração para se sair bem. “Recomendo que o aluno interprete bem o texto, porque geralmente as questões de ciências da natureza, por exemplo, estão nas próprias questões, e se o aluno souber como interpretá-las, conseguirá acertá-las”, frisou.
DOCUMENTOS – Para realizar as provas do Enem é necessário o aluno apresentar um documento de identificação original com foto. Cada participante deve ter, em mãos, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Para evitar transtornos, o aluno deve comparecer ao local marcado da prova uma hora antes do início do exame. Os locais de prova podem ser conferidos no site enem.inep.gov.br.
CANDIDATOS – A estudante de Comunicação Social Nara Michelly disse que apesar de já estar cursando faculdade, vai fazer novamente o Enem para tentar vaga numa universidade em outro Estado. “É uma opção de estudar em uma instituição de renome, que pode aprimorar meu currículo. Para isso, faço estudos individuais, refaço provas dos anos anteriores do Enem e em cada dia da semana, estudo alguma matéria e pratico os possíveis temas que podem cair na redação”, relatou.
O estudante de Design Gráfico Ivonísio Júnior explicou que vai fazer a prova pela segunda vez e que sonha em fazer faculdade em outro país. “Vi no Enem a possibilidade de entrar para o “Ciências sem Fronteiras”, que é um programa que dá possibilidade a vários estudantes de fazerem intercâmbio em outros países e, com isso, obter mais conhecimento através de outras culturas”, disse.