Cotidiano

Candidatos não conseguem se cadastrar

Há uma semana, candidatos a tirar a primeira CNH reclamam de problemas no sistema do Detran

Os candidatos a tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm enfrentado problemas no momento da matrícula no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O cadastro não pode ser realizado devido à falta de conexão com o sistema e problemas nos aparelhos de captura de imagem e assinatura. Cerca de 50 atendimentos diários deixaram de ser realizados desde o início da semana.
O estudante Marcos Ferreira afirmou que desde segunda-feira tenta realizar cadastro no sistema do Detran para a emissão da primeira CNH. “Chego cedo todos os dias, enfrento a fila que já está formada antes mesmo de o órgão abrir, mas somente no momento do atendimento os servidores informam que não será possível realizar o cadastro, pois o sistema está fora do ar”, reclamou.
Segundo ele, além da falha no sistema, os aparelhos utilizados para a captura de imagens e assinatura do candidato também estão com problemas. “Uma servidora me informou que estes equipamentos estão quebrados há pelo menos uma semana”, frisou.
Um candidato, que preferiu não se identificar, relatou que há três dias falta ao emprego no horário matutino para realizar o cadastro. “As minhas idas ao Detran são em vão, pois nunca consigo resolver nada. Já não tenho mais explicações a dar no meu trabalho. Não tenho mais como justificar minhas faltas”, explicou.
A proprietária de uma autoescola informou que, desde o início da semana, os alunos do Centro de Formação ao Condutor (CFC) não conseguem finalizar a matrícula devido à falta de cadastro no sistema. “Sem cadastro não há como assistir às aulas, pois a presença é marcada através de biometria e as digitais são coletadas no momento em que o candidato se inscreve no Detran”, frisou.
DETRAN – A assessoria de comunicação do Detran informou, através de nota, que a empresa responsável, sediada em Brasília, já enviou um novo equipamento que faz a captura da foto e assinatura do candidato. A previsão é que até a próxima segunda-feira o serviço seja restabelecido. “Será feita uma força tarefa para atender à demanda que chega a 50 usuários por dia”, frisou. (I.S)