Cotidiano

Canoa naufraga em Rorainópolis e quatro pescadores são resgatados

O grupo se agarrou à parte de árvores e conseguiu ficar esperando pelo resgate

Um acidente com uma canoa em Rorainópolis deixou quatro pescadores à deriva, no Rio Anauá. O grupo foi resgatado na tarde de quarta-feira, 02, pela 2ª Companhia de Rorainópolis do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

Segundo informações recebidas pela 2ª CIA, os pescadores estavam do outro lado do Rio Anauá quando a canoa na qual estavam naufragou. A equipe deslocou quatro bombeiros militares para realizar as buscas e a retirada dos pescadores do local. Após 20 minutos de buscas no Rio Anauá, os pescadores foram encontrados.

Os pescadores estavam agarrados nas ingaranas (partes de árvores que ficam abaixo do nível da água, mas próximo à superfície) e, após o resgate, informaram que estavam pescando normalmente quando a canoa começou a afundar.

Após a retirada, os pescadores foram levados até uma fazenda próxima. Segundo os Bombeiros, os quatro estavam bem. Apenas com lesões leves que não necessitavam de atendimento médico.

ALERTA – O CBMRR alerta aos pescadores e a população em geral que, devido às fortes chuvas, os rios estão cheios e a correnteza está muito forte, dificultando a navegação. Por conta disso, pescas e outras atividades aquáticas devem ser evitadas e só realizadas em casos de extrema necessidade.

“O CBMRR orienta ainda aos pescadores que vivem da atividade que sigam todos os cuidados necessários, como utilização de colete salva-vidas, revisão da embarcação e do motor, amarração do motor à embarcação e verificação constante do nível de combustível para evitar qualquer surpresa durante as atividades”, reforça.

Outra orientação é que os pescadores informem a um familiar ou a um amigo o local onde vai pescar, se vai na companhia de alguém e o provável horário de retorno. “Em hipótese alguma deve-se sair do planejado, pois, em caso de acionamento das equipes do CBMRR, as buscas irão iniciar com base nas informações repassadas. Em caso de emergência ligue imediatamente 193”, completou.